terça-feira, 28 de maio de 2013

Seminário de árbitros para o Mundial 2014 no Rio de Janeiro

Com a chegada dos últimos representantes neste domingo, a equipe de 52 árbitros que foram selecionados como candidatos para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, iniciou seus trabalhos, no primeiro seminário de preparação em solo brasileiro, no Rio de Janeiro.
O Seminário marca mais uma etapa crucial na caminho em direção à Copa do Mundo, que os árbitros que iniciaram em setembro de 2012, em Zurique. 
Vindos de 46 países, os juízes farão uma série de trabalhos teóricos, testes clínicos e exercícios físicos, até o dia 31 de maio, graças à presença de instrutores de arbitragem da FIFA e vários outros profissionais de áreas tais como médica, tecnologia, fisioterapia, comunicações e administrativa.
A cerimônia de abertura e apresentação teve lugar nesta manhã de domingo, e contou com o Coordenador-Chefe de arbitragem da FIFA, Massimo Busacca, que foi árbitro em duas Copas do Mundo.
"Estamos agora na fase final, importante, a mais intensa deste processo que nos levará até a Copa do Mundo em 2014. Os árbitros tem de ser exatamente como a energia que temos quando estamos no Brasil! Aqui se joga futebol a toda hora, e em qualquer lugar! Por isso, com essa paixão no ar, com essa energia, quero que os árbitros respirem futebol, comam futebol. Vocês são o que há de melhor hoje no mundo da arbitragem! E serão cobrados para serem os melhores em campo, na Copa das Confederações e na Copa do Mundo!", explicou Busacca.

Representando o Comitê de Organização Local, o CEO, Ricardo Trade, acolheu os árbitros internacionais, dizendo: "O Brasil está em uma nova era. Em todas as áreas, estamos vivendo um novo momento. Estamos criando um novo padrão para termos a melhor qualidade de gramado nos estádios. E isso, para que os árbitros possam ter o melhor, para desenvolver seu trabalho."

Trade, que veio pessoalmente conhecer os árbitros antes de embarcar para Brasília para um evento-teste oficial no Estádio Nacional Brasília Mané Garrincha, disse: "Teremos a honra de inovar, nessa Copa das Confederações, pois haverá em nossos estádios a Tecnologia da Linha de Gol, e para que esse processo funcione do melhor modo possível, nós do COL, faremos o necessário, tudo mesmo, para que os árbitros possam ter as condições necessárias de tomarem suas decisões em campo, do melhor modo possível!"

O tetracampeão Bebeto, membro do COL, emocionou-se ao ouvir as palmas dos árbitros, e contou um pouco de sua história como atleta com a camisa do Brasil: "Recebo todos vocês como amigos, como os mais importantes visitantes em meu país. Sempre tive um relacionamento excelente com os árbitros. Sempre tentei ser um exemplo, tanto dentro como fora do campo. Eu e Ronaldo, que está comigo no COL, estamos fazendo o que podemos para assegurar que os campos neste eventos da FIFA, sejam perfeitos. E com a colaboração de vocês, árbitros, que a Copa das Confederações será um grande cartão de visita, um aperitivo do que acontecerá na Copa do Mundo em 2014. Desejo sucesso e saibam que vocês são importantes, vitais para o desenvolvimento de uma boa partida de futebol!"

Quem encerrou a série de discursos para os árbitros foi Ron DelMont, Diretor-Executivo do Escritório da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014: "Os árbitros que estão no Brasil hoje são o símbolo da paixão e do talento, da seriedade e da capacidade, destes profissionais que farão destes eventos FIFA no Brasil, uma grande festa do futebol. Vamos fazer o máximo para vocês dirigirem as partidas no campo de jogo. E nós, dirigentes, temos que fazer exatamente o que vocês, árbitros, fazem no gramado: temos de saber controlar, temos de estar focados, nos desconectar da fatos que nos rodeiam e entregar o melhor resultado possível. Vocês são os dirigentes no gramado e eu desejo a todos vocês muito êxito no Brasil!"

Dez árbitros dos que estão presentes no Brasil já foram escolhidos para dirigir os jogos da Copa das Confederações em Junho. A lista competa pode ser encontrada no site: www.FIFA.com
Fonte: FIFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário