Anunciados os dez trios de arbitragem
© Foto-net
A pouco menos de um mês para o pontapé inicial da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, marcado para 15 de junho em Brasília, foram apontados os dez trios de arbitragem para o torneio. Os 30 nomes representam cinco das seis confederações e foram selecionados pelo Comitê de Arbitragem da FIFA a partir da lista de candidatos ao Mundial de 2014. A relação completa se encontra no site oficial da entidade e pode ser acessada diretamente pelo link à direita na página.
Os candidatos estão há quase dois anos sob a orientação e supervisão do ex-árbitro FIFA Massimo Busacca, agora chefe do Departamento de Arbitragem da FIFA. E o orgão está convencido de enviar os melhores oficiais do planeta para a importante competição. "São todos candidatos em potencial para o evento máximo do futebol em 2014 no Brasil, e esses torneios de ponta são um pilar importante para a preparação", comentou Busacca. "Assim como os demais colegas na lista aberta de 52 candidatos para o Mundial, eles estão prontos para apitar em todos os níveis. Estamos convencidos de que eles oferecerão a qualidade que buscamos."
A preparação dos árbitros está sendo realizada por meio do projeto da FIFA "Rumo à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014", o qual mescla seminários com atividades práticas e teóricas. Além disso, os juízes são supervisionados e monitorados constantemente pelos melhores instrutores de arbitragem do globo.
Para o chefe do Departamento de Arbitragem da FIFA, é essencial garantir que os melhores árbitros do mundo sejam selecionados para todas as competições organizadas pela FIFA. "Nós nos preparamos como um time de futebol, como os jogadores", explicou Busacca. "Damos especial atenção aos seguintes critérios: uniformidade e regularidade, desportividade, proteção dos atletas e abordagem tática. É hora de implementarmos tudo isso para este importante torneio, que terá a participação de alguns dos melhores jogadores e equipes de classe internacional. Trabalharemos principalmente aspectos técnicos e táticos. Essa preparação é fundamental e necessária para antever e prevenir eventuais problemas. O posicionamento no lugar certo na hora certa é um dos nossos principais objetivos." .
Foto: Divulgação
 Howard Webb  - Inglaterra
Vale lembrar que, durante a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, os árbitros terão a ajuda da tecnologia da linha do gol na sua difícil tarefa.
O torneio será realizado entre os dias 15 e 30 de junho em seis cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA e reunirá os vencedores de 12 dos 19 Mundiais disputados até hoje. Além do anfitrião Brasil e da Espanha, atual campeã do Mundo e da Europa, participarão Itália (vice-campeã da Euro 2012), Uruguai (campeão sul-americano), México (campeão da América do Norte, Central e Caribe), Japão (campeão asiático), Nigéria (campeã africana) e o estreante Taiti (campeão da Oceania).

Confira no site abaixo, os árbitros convocados pelo Comitê de Arbitragem da Fifa para a Copa das confederações.
http://pt.fifa.com/mm/document/tournament/competition/02/07/83/07/matchofficialsforfifaconfederationscup2013.pdf