quarta-feira, 17 de abril de 2013

Bola eletrônica uma temeridade

Um artefato, que em outras épocas era simples, a bola, agora ganha um microchip e deverá avisar o árbitro com precisão se ela ultrapassou totalmente a linha de meta ou não. Testada pela primeira vez em fevereiro de 2005, numa partida da Seleção Alemã, na cidade de Nuremberg, a nominada esfera foi submetida a novo teste em setembro do mesmo ano, no Mundial Sub-17 no Peru. Porém, como alguns gramados eram sintéticos, o experimento foi prejudicado. A última experiência para saber da sua precisão ou não, foi no recente Mundial de Clubes, no Japão. Acontece que em todas as oportunidades em que a Fifa tentou obter sua precisão, não aconteceu nenhum lance que possibilitasse sua eficácia.

Agora, na Copa das Confederações em junho no Brasil, a bola com chip terá o seu teste de fogo. Os pioneiros na criação da bola inteligente, foram a Adidas, a empresa Cairos AG e o Instituto Fraunhofer, todos da Alemanha.
Foto: Fifa.com
A bola com chip funciona da seguinte forma. Ela tem um microchip de menos de 15 milímetros. Esse envia um sinal de rádio quando a bola ultrapassa a linha de meta, como se tocasse numa cerca elétrica. Esse sinal é transmitido por doze antenas colocadas nas extremidades do campo de jogo para um computador, que manda a mensagem para um receptor no pulso do árbitro em menos de um segundo.

Questionado pelo jornal francês L' Équipe há poucos dias, sobre a indigitada bola, Joseph Blatter, presidente da Fifa, que sempre se mostrou contrário a utilização da tecnologia no futebol para auxiliar a arbitragem a dirimir lances que fujam do seu campo visual, disparou: “Esta tecnologia para a linha do gol é suficiente. O futebol deve manter seu caráter humano e deve aceitar os erros dos homens de preto. Se nós começarmos a fazer um jogo muito científico, ele perderá sua fascinação”, afirmou Blatter.

PS - Ad argumentantum tantum: Qual será a posição dos árbitros e assistentes da Fifa, na Assembléia da Anaf nos dias 3 e 4 de maio próximo, na cidade Recife (PE) sobre o reajuste das taxas de arbitragem na Copa do Brasil? Aliás, quantos irão comparecer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário