domingo, 31 de março de 2013

Veja como funcionam os testes e pesquisa da tecnologia na linha do gol



Para garantir a mais alta qualidade no ramo da tecnologia de linha de gol, todo sistema aprovado precisa passar por uma série de testes de sistema, bem como por um teste de instalação, antes de ser aprovado para o uso em jogos oficiais pela Fifa.

Teste de sistema
Consiste em testes de campo, laboratório, treino e ao vivo, com o propósito de dar a ligas, clubes, associações e confederações de futebol que planejem instalar a tecnologia de linha de gol a máxima garantia com relação ao fato de que o sistema cumpre as Leis do Jogo. Esses testes são realizados sob a supervisão do instituto de teste independente EMPA, credenciado pela Fifa, com sede em St. Gallen, na Suíça.
Enquanto que o objetivo dos testes de laboratório é examinar os componentes de cada tecnologia, como o relógio do árbitro, os testes de campo se concentram principalmente na avaliação da robustez do sistema em diferentes condições meteorológicas e situações de jogo. Só será concedido o licenciamento da Fifa aos sistemas de tecnologia. de linha de gol que cumpram todos os critérios necessários.
Resumo do teste
  • 1. Testes de laboratório
  • 2. Testes de campo
  • 3. Situações reais de jogo
(1)  Testes de laboratório
Os testes de laboratório pelos quais um sistema de tecnologia de linha de gol deve passar como parte do teste de sistema incluem um programa envolvendo a utilização simulada de vários componentes para avaliar o desempenho do sistema durante um certo período. Os testes são realizados por institutos de teste credenciados pela FIFA especializados em tecnologia de linha do gol.
Os seguintes componentes de sistema são testados em laboratório:
  • Bola de futebol: conformidade com os padrões internacionais para bolas de futebol (Conceito de Qualidade da Fifa para Bolas de Futebol)
  • Relógio do árbitro: teste da transmissão de sinais, da qualidade do display e da durabilidade do relógio, de acordo com padrões internacionais.
  • Outros componentes: identificação e teste de outros elementos importantes do sistema.
(2) Testes de campo
Com base nos princípios da International Football Association Board (IFAB), o sistema de tecnologia de linha de gol é testado para determinar seu desempenho e sua confiabilidade. Assim, o instituto de teste credenciado pela Fifa realiza testes estáticos e dinâmicos, bem como situações reais de jogo no campo, durante o dia e à noite.
  • Chutes no gol e nas redes.
  • Chutes em uma parede de impacto com visões livres e obstruídas.
  • Teste de deslizamento na linha do gol
  • Vários cenários de clima
(3)  Situações reais de jogo
Por fim, o sistema é instalado em dois estádios distintos e testado durante treinos oficiais, durante os quais seu desempenho é monitorado pelo instituto de teste credenciado pela FIFA. Apenas se o sistema funcionar, ou seja, se for capaz de detectar com precisão se um gol foi marcado ou não, ele irá receber a licença da FIFA para o uso em partidas oficiais de acordo com as Leis do Jogo.


Teste de instalação
Essa etapa final do processo verifica se o sistema de tecnologia de linha de gol licenciado foi instalado adequadamente. O teste de instalação tem como objetivo testar a funcionalidade perfeita do sistema, verificando se a tecnologia exibe no estádio o mesmo desempenho alcançado no teste de sistema. Após a aprovação no teste de instalação e por parte do cliente (o organizador da competição, por exemplo), o sistema GLT entrará na lista oficial de instalações certificadas da Fifa.

                                                                            Fotos: Fifa.com


Acompanhamento
Depois de o sistema ter sido testado, o desafio é manter sua qualidade e funcionamento. O acompanhamento é um componente essencial do processo de garantia de qualidade contínua do sistema de GLT. Por isso, o prestador de serviço deve comprometer-se a realizar manutenções regulares após a instalação.  Como precaução final, os árbitros também devem examinar o sistema antes de cada partida oficial.
Fonte: Fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário