sábado, 16 de fevereiro de 2013

Notícias do apito

 Foto: Apito do Bicudo
Árbitro afrontou as regras (1)
O melhor jogo do campeonato paranaense deste ano deveria ter uma arbitragem  em que o árbitro, além de analisar e sentir o desenvolvimento da partida, teria de intervir apenas para cumprir as regras e, sobretudo, cumprir o espírito principal da regra que é punir o infrator. Falo de J. Malucelli 2 x 2 Paraná Clube, prélio efetivado na última quarta-feira (13), no Janguitão, em Curitiba.
Árbitro afrontou as regras (2)

Mas na contramão do que preconiza a entidade que controla o futebol no planeta, o árbitro escalado, Adriano Milczvski, além de afrontar em vários lances interpretativos as leis do jogo(houve dois pênaltis em favor do Paraná ignorados pelo apitador), decidiu de uma vez por todas revelar de forma límpida, a mediocridade técnica, que está encalacrada no quadro de árbitros da Federação Paranaense de Futebol. Há oito anos consecutivos, o “timoneiro” da incapacidade é Afonso Vitor de Oliveira.
Árbitro afrontou as regras (3)

Os equívocos técnicos (interpretação e aplicação das regras) perpetrados por Milczvski na partida, além de explicitar a fragilidade qualitativa do quadro de árbitros da (FPF), desmentem a propaganda mentirosa do “timoneiro” da incapacidade, que gaba-se de que nosso apitadores são “bons”. 
Barco à deriva (1)

O barco do quadro de árbitros da Casa Gêneris Calvo, começou a afundar no apagar das luzes de 2004, quando Afonso Vitor de Oliveira assumiu o comando dos homens de preto do quadro da entidade, e logo a seguir, de forma antiética, também a direção da Associação Profissional dos Árbitros de Futebol do Paraná.
Barco à deriva (2)

De lá para cá, o “timoneiro” da incapacidade e demais membros da comissão de arbitragem da federação não tiveram a aptidão de revelar um único árbitro com vistas a substituir Evandr o Rogério Romam e Heber Roberto Lopes e nenhum assistente para a vaga de Roberto Braatz na Fifa. E o pior, as tomadas de decisões equivocadas no campo de jogo pelos juízes nas competições da federação paranaense vem atingindo níveis estratosféricos.

Barco à deriva (3)

Além do exposto, há muito tempo a FPF não consegue indicar à CA/CBF um  árbitro para o processo seletivo de Asp/Fifa. Foi assim em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013. Falo de árbitros promissores, terminologia utilizada pela Fifa para a ascensão de um candidato ao referido cargo. 
Consenso

As severas críticas anotadas acima, decorrem de um consenso geral de todos aqueles que têm interesse idôneo em relação ao futebol do Estado do Paraná. Distanciam-se essas considerações de qualquer pretensão de represália ao comando do nosso futebol, mas, as circunstâncias obrigam atestar publicamente, que estamos vivendo um momento de intolerância neste se tor, cuja renovação, deveria ser iniciada e não para o ano de 2014, quando finda a gestão atual.  Estamos torcendo que seja a última dos seus componentes, para emergir na esfera da bola em nossa terra, gente que pense e proceda de forma apta para o desempenho desses cargos e respectivas funções. Acreditamos que tudo foi dito e nada a mais é preciso destacar pelo menos neste momento.

Fifa convoca Heber
Heber Roberto Lopes (foto) continua pré-selecionado pela Fifa para a Copa de 2014. Ele foi convocado para participar de 9 a 12 de abril próximo, de mais um Seminário da entidade internacional, que ocorrerá em Assunção (Paraguai). Além de Heber, a Fifa chamou para o evento Sandro Meira Ricci e os assistentes Alessandro Rocha Matos, Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse.

Heber é o "cara" em Santa Catarina
Nesta terça-feira aqui neste espaço, publicaremos a entrevista que realizamos "in loco" com Heber no domingo que passou, após a sua brilhante atuação no clássico Joinvile 4 x 3 Criciuma. Na entevista que concedeu ao PARANAONLINE, ele faz referências elogiosas a crônica esportiva de Santa Catarina, a direção de arbitragem da entidade, dos novos colegas, de Marco Polo Del Nero e José Maria Marin, Aristeu Tavares, Carlos Alarcón, o presidente da CA/Conmebol e, sobretudo, de Delfim de Pádua Peixoto, o presidente da Federação Catarinense de Futebol. E também das perspectivas de ser indicado para representar o Brasil na Copa de 2014.

Continuísmo doloroso
 A imprensa noticiou, que a direção do Paraná Clube foi a sede da Federação Paranaense de Futebol, reclamar da  afronta realizada pelo árbitro Adriano Milczvski às Regras do Jogo de Futebol. Enquanto perdurar o continuísmo de Afonso Vitor e seu grupo no setor do apito, esqueçam de melhora na qualidade da arbitragem paranaense. A tendência é piorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário