terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Notícias do apito

Aristeu Tavares -  Foto: Anaf
Curso em Assunção
A Fifa anuncia nos próximos dias, a relação de árbitros e assistentes, que deverão participar do Curso de Alto Nível em Assunção (Paraguai), em abril, com vistas à Copa das Confederações em junho deste ano e do Mundo no Brasil, em 2014. Há rumores nos bastidores da arbitragem, que nesse curso, apenas um árbitro brasileiro será convocado e ele deverá ser Sandro Meira Ricci. É bom lembrar, que três apitos do futebol pentacampeão estão pré-selecionados para laborar na Copa. Heber Roberto Lopes, Leandro Pedro Vuaden e Sandro Meira Ricci. 
Aprimoramento para  árbitros (1)
A Escola Nacional de Arbitragem de Futebol e a Comissão de Arbitragem da CBF, ambas sob o comando de Sérgio Corrêa da Silva e Aristeu Leonardo Tavares, convocam os árbitros e assistentes Fifa, os Asp/Fifa e do quadro Especial masculino, para avaliação física e treinamento prático, que irá ocorrer no período de 18 a 22 do mês em curso, na cidade de Goiânia (GO).
Aprimoramento para árbitros (2)
De acordo com Tavares que é o homem forte da arbitragem nacional, além do teste na capital de Goiás, a elite da arbitragem brasileira fará mais dois testes neste ano. O próximo irá acontecer em maio e o derradeiro será efetivado em setembro. A Fifa determina aos seus filiados, que  realizem três testes com os árbitros internacionais a cada temporada.
Aprimoramento para árbitros (3)
Os árbitros considerados top de linha do futebol brasileiro, serão submetidos a testes físicos (padrão Fifa), testes psicológicos, testes técnicos e prática no campo de jogo. Com um detalhe: quem reprovar no teste físico, está automaticamente afastado dos futuros sorteios nas competições da CBF.
Treinamentos para árbitros (4)
Aristeu Tavares me disse que, os resultados dos testes serão enviados à Fifa, já que há uma orientação da entidade que controla o futebol no planeta, no sentido de que isso ocorra três vezes ao ano.
Novo quadro de aspirante
No curso de avaliação que acontecerá em Goiânia, além dos árbitros e assistentes Fifa, Asp/Fifa e do quadro especial, a CA/CBF convocou um grupo de árbitros considerados promissores, e, conforme o desempenho no teste e nas partidas que irão atuar,  deverão compor o novo quadro de Asp/Fifa, a partir do mês de maio de 2013.
Pobreza dolorosa (1)
A Federação Paranaense de Futebol (FPF), a exemplo de 2009, 2010, 2011 e 2012, não indicou nenhum árbitro ao processo seletivo de Asp/Fifa/13. Explico: A CBF cumprindo determinação da Fifa, só convoca árbitros para o teste seletivo ao nominado teste, que tenham entre 28 e 33 anos, e, cumpram os requisitos fixados pela Comissão de Arbitragem da entidade.
Pobreza dolorosa (2)
A não indicação de um árbitro nato do futebol do Paraná ao processo acima mencionado, reflete com rara precisão o fracasso retumbante do modelo de gestão de Afonso Vitor de Oliveira e de seus congêneres, a frente de tão importante setor como é o da arbitragem.
Pobreza dolorosa (3)
A ausência de um projeto para o setor do apito ao longo dos últimos oito anos, acoplada a falta de representatividade do futebol paranaense na CBF, não só nos   motiva a escrever o que está se  escrevendo nas presentes notas, como também, dá razão de dizer que estamos com muitas saudades dos tempos nobres da FPF, quando eram seus presidentes José Milani, Mota Ribeiro e Haroldo Alberge.
Somos “órfãos” no apito
 Me questionam, o motivo de não comentar o desempenho da arbitragem no campeonato paranaense a cada rodada. Respondo: a única arbitragem que cumpriu o preceituado nas Regras do Jogo de Futebol até o presente momento, foi de Leonardo Zigari Zanon, no clássico Atlético/PR 0 x 1 Paraná Clube. As demais, continuam no mesmo patamar de mediocridade técnica, tática, física e psicológica do ano que passou.
Redução da idade
Como tenho recebido várias indagações a respeito do limite de idade fixado pela Fifa para o árbitro de futebol, que é de 45 anos, fui buscar informações de quando começou o processo. A partir da década de 90, a Fifa diminuiu a idade para 48, posteriormente para 47 e recentemente, 45 anos.
Estudo científico (1)
A intenção da Fifa para 2018 na Rússia e 2022 no Qatar, é reduzir  a idade do homem de preto para 42 anos.  Embora a entidade internacional não confirme, nos labirintos de Zurique  comenta-se que  ela está acompanhando as pesquisas de um grupo de cientistas da União Européia, especializado no estudo do cérebro humano, que é composto de 100 bilhões de neurônios, para daí tomar uma posição sobre o assunto.
Estudo científico (2)
Esse grupo é formado por 200 cientistas de 80 países e planeja estudar a fundo o comportamento individual dos neurônios em cada uma das regiões cerebrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário