terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ENTREVISTA

HEBER ROBERTO LOPES
Foto: Apito do Bicudo
Heber brilha em Santa Catarina 

Há poucos meses do final do ano de 2012, o ex-árbitro da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Heber Roberto Lopes, hoje Fifa (SC), atilado como sempre foi, reuniu-se com sua família e colocou na mesa uma discussão. Continuar laborando na arbitragem paranaense, que vivencia uma decadência sem precedentes nos seus anais há vários anos, ou então mudar de ares e vislumbrar dias melhores para sua carreira, cuja trajetória teve início em 1994.  
Naquela oportunidade, Lopes comunicou aos seus familiares que havia recebido um substancioso convite da Federação Catarinense de Futebol (FCF), via o Dr. Delfim de Pádua Peixoto, e que, uma mudança de federação iria alavancar a sua vida profissional e lhe proporcionar novas conquistas.
Colocado em discussão o tema, a decisão foi unânime pela mudança para a FCF. Ato contínuo, Lopes contatou o presidente Delfim Peixoto e confirmou via fone, que estava aceito o convite para a partir deste ano, dirigir jogos do campeonato catarinense de futebol.
Confirmada a notícia de que Heber iria atuar no futebol do estado vizinho, o efeito foi similar a de uma bomba da magnitude de Hiroshima, nos diferentes segmentos futebolísticos do Estado do Paraná, menos na Casa Gêneris Calvo, sede da Federação Paranaense de Futebol. É que além do indigitado árbitro anunciar que estava deixando a terra dos pinherais,  no ano que passou, o quadro de arbitragem da FPF sofreu duas baixas expressivas.
Evandro Rogério Romam, por motivos particulares perdeu o escudo da Fifa, e Roberto Braatz, por ter atingindo a idade limite de 45 anos imposta pela entidade internacional, também deixou o quadro de assistentes. Resumindo: Em 2012, numa tacada só o Paraná perdeu as  três vagas (dois árbitros e um assistente) no quadro da entidade que controla o futebol no planeta. É bom lembrar, que pela ausência de um planejamento responsável, o futebol do Paraná ficou sem representante no quadro da Fifa.
Feito o preambulado acima, no domingo (17) fui a Manchester catarinense, a belíssima Joinvile, observar o desempenho de um dos melhores apitos do futebol brasileiro de todos os tempos, atualmente contratado pela FCF, no emocionante clássico Joinvile 4 x 3 Criciúma.
Heber tomou cento e oitenta e oito decisões ao longo da referida partida.  Foi uma aula de cátedra sem qualquer contestação. Cinquenta minutos após o encerramento do jogo, me dirigi a uma sala da Arena Joinvile, e lá estava Heber Roberto Lopes se exercitando com vistas ao teste da CA/CBF, que está sendo realizado em Goiânia (GO) nesta semana e da Fifa, que acontecerá de 9 a 12 de abril próximo em Assunção (Paraguai). Durante quarenta minutos falamos da mudança de federação, das futuras perspectivas, de Copa do Mundo e outros assuntos inerentes à arbitragem. Leia, a seguir, os principais trechos da entrevista.

Quais foram os motivos da sua saída repentina da FPF, após dezoito anos de brilhantes serviços prestados ao futebol do Paraná?
Heber Roberto Lopes – Antes de mais nada, quero deixar claro que sou grato a FPF. Porém, diante de uma série de acontecimentos que prefiro não entrar no mérito, não me sentia motivado a continuar no quadro de árbitros da entidade.

Como surgiu o convite da FCF?
Heber Lopes – Ao longo da minha carreira recebi alguns convites para atuar em outras federações, mas dado o fato de ser paranaense (Londrina), ter familiares lá e até por gratidão por tudo que consegui na arbitragem sempre recusei. Mas de repente, recebi uma proposta irrecusável do presidente da Federação Catarinense, Delfim de Pádua Peixoto. Irrecusável, porque veio com um arcabouço de valorização profissional e com um panorama que permitirá conquistas expressivas  a curto prazo.
Qual foi a receptividade que encontrou ao chegar em Santa Catarina?

Heber Lopes – Foi comovente. Fiquei surpreso com tamanha demonstração de afeto dos dirigentes, dos clubes, da imprensa, da direção da arbitragem local, dos meus colegas de apito e, sobretudo, do Dr. Delfim, que me recebeu como se eu fosse um filho.

Você está pré-selecionado para a Copa de 2014. Como está sendo o treinamento?
Heber Lopes – Estou seguindo um manual que foi prescrito por uma trempe: fisiologista, nutricionista e preparador físico. Corro em média de doze a quinze quilômetros por dia e mantenho uma alimentação equilibradíssima. Além disso, estudo diariamente inglês, espanhol e o livro Regras de Futebol, que se tornou meu companheiro inseparável.  Faço em média de dois a quatro treinamentos no campo de jogo semanalmente - (simulações de jogadas que possam ocorrer no transcurso de uma partida).

Isto basta para um árbitro que almeja  apitar Copa do Mundo?
Heber Lopes - Não. Como pretendo estar inserido entre os nomes escolhidos pela Fifa para o mundial de 2014, participo de todos os testes da FCF, da CA/CBF, da Conmebol, da Fifa e leio suas respectivas resoluções.  Não obstante o exposto, faço uma leitura de cada jogo que vejo pela TV, objetivando dirimir dúvidas. Estudo o regulamento das competições que vou apitar, dos atletas no campo de jogo e o comportamento dos membros da área técnica. E, por derradeiro, traço um planejamento com meus companheiros de trabalho a cada jogo que sou escalado. Em síntese: Procuro não cair na rotina.

Como está o seu relacionamento com a CBF  e a Comissão de Arbitragem?
Heber Lopes – Minha relação com  todas as pessoas da alta direção da entidade, sempre foi pautada no princípio da hierarquia. Sou árbitro de futebol da CBF e devo cumprir todas as suas determinações.  Sou grato ao presidente José Maria Marin, ao Dr. Marco Polo Del Nero, ao presidente da comissão de árbitros, Aristeu Tavares, o Sérgio Corrêa da Silva e ao Dr. Edson Resende.

E na Conmebol?
Heber Lopes -  No mesmo patamar da CBF. Sempre recebi e tenho recebido da  Conmebol, que é presidida pelo Dr. Nicolas Leoz e da Comissão de Arbitragem, Dr. Carlos Alarcón, todo o apoio necessário para desenvolver minha atividade de árbitro.

Um comentário:

  1. O Heber merece apitar a Copa de 2014 porque é o melhor árbitro brasileiro a muito tempo, tem o melhor currículo e está preparado.
    Roberto Lopes - Boa Vista - Roraima

    ResponderExcluir