segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Antigamente futebol clube e a sua evolução

 Foto: Fifa.com
O futebol surgiu na Inglaterra no século XVIII. Naquela época não havia um código regulamentando as partidas. Jogava-se mais ou menos na base da pelada. Mas, o futebol que se praticava sofreu algumas modificações no século XIX, quando um estudante de Rugby decidiu conduzir a bola com as maõs.  Dali em diante houve separação na prática dos que utilizavam as mãos e os que usavam os pés. Na verdade iniciou ali uma diferenciação nas regras que versavam sobre o Rugby e o futebol.
Já em 1863, os mesmos ingleses decidiram fundar o Football Association e ato contínuo, instituíram um comitê para elaborar novas leis para disciplinar o futebol dentro do retângulo verde. Isso porque, desde 1840 foram criadas várias regras particulares para o desenvolvimento da bola nos colégios da época daquele que viria ser o esporte das multidões.
Antes, em 1862, apareceu o código de Cambridge denominado The Simplest  Play, e foi ancorado nesse código, que o Football Association elaborou as primeiras Regras de Futebol, que foram aprovadas em novembro de 1863. Naquele mesmo ano, no mês de dezembro, após várias discussões o código foi aprovado e era composto de nove regras.
Ainda em 1866, outra entidade, a Sheffield Association  aprovava suas próprias regras, onde se observava duas inovações em relação as leis de The Simplest Play, que trazia o tiro de canto e o tiro indireto.
Com o esgarçamento e o crescimento descomunal do futebol em diferentes localidades do planeta, as quatro associações britânicas que praticavam o esporte -  (Escócia, Inglaterra, Irlanda e País de Gales) - optaram por se unir  e uniformizar suas regras.  Para isto, em 1882, fundaram a The International Football  Association Board (IFBA), único organismo com poderes para autorizar qualquer experimento ou alteração nas regras que regem a pelota dentro do campo de jogo.  Portanto, não é a Fifa que autoriza experiências ou muda as leis  no campo de jogo, e sim o (IFBA), que é composto pelas quatro associações acima mencionadas e pela própria Fifa.
O Board reúne-se duas vezes por ano. Em fevereiro ou março na Reunião Geral Anual, seus membros estudam, discutem  e decidem as propostas de experiências e modificações nas regras do jogo e outros assuntos relativos ao futebol, que estejam de acordo com as suas competências.
A outra reunião do (IFBA), acontece entre os meses de setembro e outubro de cada ano, e é denominada de Reunião de Trabalho Anual, quando são analisados temas gerais das leis que regem o esporte na relva verde, mas não poderá fazer nenhuma modificação nas Regras do Jogo.
Dando sequencia as suas atribuições, no próximo sábado (2 de março), em  Edimburgo (Escócia), a entidade realiza a 127ª Reunião Geral Anual, sob a presidência da Federação Escocesa de Futebol, onde se discutirá propostas com o escopo de otimizar o futebol e torná-lo cada vez mais um espetáculo de entretenimento.
Entre os itens da pauta, estará um esclarecimento sobre a interpretação da Regra XI – Impedimento, após propostas do Departamento de Arbitragem da Fifa e do subcomitê técnico do próprio Board. Este subcomitê é composto pelos respectivos diretores de arbitragem e/ou por especialistas da Fifa e das quatro federações de futebol do Reino Unido.
Outros assuntos em discussão serão o uso de sistemas eletrônicos de monitoramento de desempenho; a bola ao chão (Regra 8 – Início e reinício de jogo), após um pedido enviado pela Federação Dinamarquesa de Futebol, que foi alterada em 1º de julho de 2012, e um relatório de atualização sobre a Tecnologia na Linha do Gol, depois da implantação dos dois sistemas na Copa do Mundo de Clubes da Fifa, em dezembro de 2012, no Japão.
A IFAB também tratará de seus futuros processos de consulta e tomada de decisões, além de sua futura estrutura. A autorreforma da instituição foi uma proposta derivada da concordância da Fifa com alterações significativas em sua governança, apresentadas ao Comitê Executivo da entidade no fim de março de 2012 e, subsequentemente, no Congresso da Fifa em Budapeste, em maio do ano passado.

Ad Argumentandum tantum: O prenúncio é de uma reunião com debates acalorados, mas as decisões sobre as várias proposições e prováveis alterações nas regras serão do Board. É bom enfatizar que o (IFBA) sempre se mostrou propenso a ouvir e discutir melhoras, sobretudo, no que tange no auxílio à arbitragem, porém, sem desmistificar a sua essência humana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário