sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Do apito à ciência: brasileiro ajuda na preparação física dos árbitros da Itália

juliano capa              Júlio Cancellier (Anaf)
Berço do Renascimento Italiano, Firenze é um importante centro dos estudos das técnicas e métodos usados no treinamento e na preparação física de indivíduos e equipes para competições esportivas. Em um dos mais avançados laboratórios da Itália, um pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ajuda a prevenir lesões em árbitros de elite do futebol italiano.
O árbitro catarinense, categoria CBF-2, Juliano Fernandes da Silva – doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e membro do Laboratório de Esforço Físico (LAEF) da Universidade Federal de Santa Catarina – realiza parte do seu doutorado na Itália junto ao Laboratório de Metodologia de Treinamento e Biomecânica Aplicada ao Futebol do Centro Técnico Federal (CTF) da Federação Italiana de Futebol, localizado em Coverciano, Firenze, na região Toscana.
Laboratorio di Metodologia dell’allenamento e Biomeccanica applicata al calcio
O CTF é o local de treinamento de todas as categorias da Seleção Italiana de futebol, assim como dos árbitros das séries A e B. O Laboratório de Metodologia de Treinamento e Biomecânica Aplicada ao Futebol é coordenado pelo professor doutor Carlo Castagna que é uma das principais referências no mundo na área de metodologia do treinamento e avaliação de atletas de futebol, e, principalmente no que se refere a treinamento e avaliações de árbitros de futebol.
Atualmente o professor Carlo é responsável pelo treinamento e avaliação de todos os árbitros e árbitros assistentes da Série A e B da Itália, assim como é um profissional que atua junto a FIFA para realização dos testes físicos da entidade máxima do futebol mundial, em Zurique, ou em competições, como ocorreu na última Olimpíada em Londres.
Juliano, que no dia 16 de janeiro de 2013 completa 30 anos de idade, está na Itália por uma bolsa de estudos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão do governo federal, onde ele desenvolve o projeto intitulado “Validade do Pico de Velocidade no teste de Carminatti (T-CAR) para predição da performance e para a prescrição de treinamento em jogadores de Futebol”, que se trata de um estudo de validação de um teste de campo desenvolvido em Florianópolis pelo professor Lorival José Carminatti para a avaliação física específica de atletas de futebol.
Treinamento dos árbitros em Coverciano
Porém, a cada 15 dias, Juliano participa como preparador físico convidado dos encontros dos árbitros italianos da série A e B. Nesses encontros são realizados treinamentos e avaliações altamente específicas para a prática da arbitragem, com testes em sua maioria desenvolvidos pelo professor Castagna, o qual possui 25 artigos publicados em revistas científicas internacionais, sobre avaliação e treinamento de árbitros.
Atualmente são desenvolvidos dois estudos com árbitros das séries A e B no respectivo laboratório, sendo o primeiro sobre a avaliação da força isocinética dos músculos flexores e extensores do joelho, que é repetida a cada dois meses, que tem como objetivo criar um perfil individual do estado dos respectivos músculos dos árbitros, auxiliando na prescrição de treinamento e principalmente prevenção de lesões.
O segundo estudo se refere à uma bateria de avaliações fisiológicas de árbitros iniciantes, procurando realizar um perfil destes árbitros que ainda não são de elite, visto que estes tem um perfil fisiológico diferente daqueles que atual no alto nível.

………………………………………………

Em anexo observa-se algumas fotos do trabalho de Juliano na Itália no que se refere ao seu projeto de doutorado onde vem realizando a avaliações de jovens jogadores de futebol, com auxílio de aparelhos de elevada tecnologia com GPS e cardiofrequencimetros, que permitem observar-se de forma online o desempenho dos atletas. E principalmente algumas imagens da atuação de Juliano nas avaliações e treinamentos dos árbitros Italianos.

Juliano participa de pesquisas para prevenir lesões em árbitros de elite
Árbitro CBF-2, Juliano Fernandes da Silva é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e membro do Laboratório de Esforço Físico da Ufsc
Juliano Fernandes da Silva faz parte de um projeto de pesquisa desenvolvido pelos setores técnicos da Associação Italiana de Árbitros (AIA), Federação Italiana de Futebol (FIGC) e FIFA. O programa tem como objetivo examinar os fatores úteis para a prevenção de lesões em árbitros de elite.
“Na itália, participo a cada 15 dias dos treinamentos dos árbitros no Centro Técnico. Como a Itália é um país pequeno eles reúnem os árbitros por 2 a 3 dias, duas vezes no mês, para treinos e discussões”, explica Juliano.
Sobre o funcionamento da associação dos árbitros naquele país que levará à Copa do Mundo de 2014 dois trios de arbitragem, o pesquisador brasileiro afirma: “Aqui também tem uma Associação Nacional dos Árbitros, como a ANAF. Trata-se da AIA (Associação Italiana de Árbitros). Porém ela faz parte da Federação Italiana, é um pouco diferente do nosso sistema”.
Brasileiro colabora com avaliações de árbitros italianos

Gianluca Rocchi: árbitro italiano selecionado para a Copa 2014
Em setembro de 2012, durante a reunião da Comissão de Árbitros da Série B (CAN B), realizada em Coverciano, todos os árbitros foram submetidos à avaliação da força isocinética dos músculos flexores e extensores do joelho. A avaliação será repetida durante a temporada do Calcio italiano, a fim de criar um perfil individual do estado dos músculos motores do joelho dos árbitros.
As avaliações foram realizadas no Laboratório de Metodologia e Biomecânica Aplicada ao Futebol de Coverciano (Setor Técnico da FIGC) sob a direção do prof. Carlo Castagna, coordenado pela Dra. Elena Castellina e com a colaboração de Juliano Fernandes da Silva.
Testes utilizam sotware inovador

Professor Dr. Carlo Castagna
No dia 12 de outubro de 2012, o laboratório de Firenze realizou um teste físico, cujo objetivo foi avaliar a resistência e a capacidade de repetir sprint (5x30m).
A experiência foi coordenada pelo brasileiro e contou com a colaboração da sociedade US Settignanese e dos treinadores das categorias de base.
Após a administração de testes de campo, foram disputados jogos simulados e os batimentos cardíacos dos atletas monitorados através de GPS equipado com software inovador para o jogo-análise (K-Sport, 10Hz).
Prof. Ddo. Juliano Fernandes da Silva

 
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), onde atualmente também realiza o doutorado em Educação Física. Professor colaborador da Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (UDESC), Centro de Ciências de Saúde e do Esporte (CEFID). Professor responsável pela disciplina metodologia do futebol (Bacharelado e Licenciatura). Membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Esforço Físico (LAEF/UFSC) estudando variáveis da fisiologia do exercício relacionadas a performance e a saúde. Tem experiência em avaliação e treinamento de atletas de modalidades intermitentes, principalmente futebol.
Fonte: Julio Cancellier/Anaf

Nenhum comentário:

Postar um comentário