sábado, 22 de dezembro de 2012

De férias em Natal, Héber Roberto Lopes realiza teste 'surpresa' da Fifa

Árbitro paranaense foi submetido a teste físico nesta quinta-feira. 'Acredito
que um soldado sempre deve estar preparado para a guerra', declarou

Por Tiago Menezes Natal

Árbitro Heber Roberto Lopes realiza teste físico da Fifa em Natal (Foto: Augusto Gomes/GLOBOESPORTE.COM)                                                                        Héber Roberto Lopes realiza teste físico em Natal
(Foto: Augusto Gomes/GLOBOESPORTE.COM)
O árbitro paranaense Héber Roberto Lopes, que integra o quadro da Fifa desde 2002, foi submetido nesta quinta-feira a um teste físico em Natal. Pré-selecionado para compor o trio de arbitragem brasileiro que participará da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014, ele teve de interromper as férias na capital potiguar para realizar o exame de rotina da Federação Internacional de Futebol.
Atendendo solicitação da Confederação Brasileira de Futebol, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol foi a responsável por organizar o teste, realizado na pista de atletismo do Caic, no bairro de Lagoa Nova, zona Sul da cidade. Ao todo, Héber percorreu cerca de 4,5 quilômetros. Ele deu seis "tiros" de 40 metros, e depois mais 24 de 150 metros.
Árbitro Heber Roberto Lopes realiza teste físico da Fifa em Natal (Foto: Augusto Gomes/GLOBOESPORTE.COM)Comissão de Arbitragem do RN coordenou teste de Héber (Foto: Augusto Gomes/GLOBOESPORTE.COM)
- O Héber tinha que percorrer a distância de 40 metros em, no máximo, 6.2 segundos. E a distância de 150 metros em até 30 segundos, com apenas 35 segundos de descanso entre um 'tiro' e outro. O detalhe é que ele não pode parar entre um pique e outro. É preciso se manter em movimento, caminhando - disse o presidente da Comissão de Arbitragem da FNF, coronel Ricardo Albuquerque.
Durante a realização do exame, Héber Roberto Lopes se mostrou bem preparado fisicamente. Ele concluiu o teste sem maiores problemas, e foi até além do exigido pela Fifa. O árbitro deu 24 piques de 150 metros, superando os 20 regulamentares. Ao final da atividade, o paranaense comemorou o bom desempenho e se mostrou otimista com a possibilidade de apitar jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.
Árbitro Heber Roberto Lopes realiza teste físico da Fifa em Natal (Foto: Augusto Gomes/GLOBOESPORTE.COM)Héber Roberto teve a companhia do potiguar Ítalo Medeiros (Foto: Augusto Gomes/GLOBOESPORTE.COM)
- Estava de férias em Natal, onde fui muito bem recebido por todos, quando fui informado desse teste surpresa. Mas acredito que um soldado sempre deve estar preparado para a guerra, e na mesma hora me dispus a participar do exame. Acredito que me saí bem, e agora é esperar pelos resultados e torcer para voltar aqui em 2014 para trabalhar na Copa do Mundo - destacou.
De olho na Copa do Mundo
Recentemente, os árbitros Leandro Pedro Vuaden e Wilson Luiz Seneme, das Federações Gaúcha e Paulista, respectivamente, foram reprovados em testes semelhantes ao realizado por Héber Roberto em Natal. Os três serão reavaliados em janeiro de 2013 na cidade de Mendoza, na Argentina. Caso Vuaden e Seneme sejam novamente reprovados, Héber Roberto Lopes deve ser confirmado como árbitro central do Brasil na Copa das Confederações e também no Mundial de 2014.


- Fico feliz com a possibilidade de apitar torneios tão importantes, como é o caso das Copas das Confederações e do Mundo. Mas, por outro lado, fico triste pelos companheiros que não conseguiram passar no teste. Vamos para a Argentina em janeiro, e vou torcer para que eles realizem o exame com sucesso. Agradeço ao pessoal da FNF que me ajudou hoje (quinta-feira), e já deixo um recado para a moçada que está começando agora na arbitragem: invistam na preparação física, porque isso aqui não é brincadeira - disse.
O presidente da comissão de arbitragem da FNF, coronel Ricardo Albuquerque, informou que já nesta sexta-feira encaminhará o resultado do teste de Héber Roberto para a comissão da CBF.

- Encaminharei os resultados para a CBF amanhã (sexta-feira) mesmo. Mas acredito que o Héber passou sim, pois ele se saiu muito bem. Esse teste não é moleza, mas todo árbitro de ponta precisa mostrar que está preparado para apitar jogos em alto nível - ressaltou.
Fonte: Globo Esporte/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário