quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Notícias do apito

Vem aí um novo projeto ao quadro da FPF (1)
Ligo para o novo presidente da (Apaf) Associação Profissional de Árbitros do Paraná, o extraordinário assistente da Fifa Roberto Braatz e pergunto quais são os seus projetos para o quadro de árbitros da Federação Paranaense de Futebol. Braatz responde que já tem pronto um novo modelo de gestão para a entidade dos homens de preto, e, nos próximos dias anuncia novidades a confraria do apito paranaense.
Vem aí um novo projeto ao quadro da FPF (2)
Pergunto a Braatz, qual é a sua opinião sobre a administração anacrônica de Afonso Vitor de Oliveira, que há oito anos ininterruptos implementou um modelo decadente  sem precedentes nos anais do setor de arbitragens da FPF.  Braatz responde que lamenta e que poderia ter sido diferente.
Sem substituto (1)
Questionei ao indigitado assistente, como enxergava as recentes perdas da arbitragem do Paraná junto a CBF, como: a saída já confirmada de Evandro Rogério Romam do quadro da Fifa e o  desligamento do próprio Braatz, que ocorre no mês que vem em função de ter atingido a idade limite de 45 anos.
Sem substituto (2)
Sem desconversar, Braatz responde que, deveria a comissão de árbitros da FPF, ter preparado novos árbitros e assistentes, objetivando a reposição imediata quando isto acontecesse. Lamentavelmente, não houve esta preocupação e agora só resta lamentar.
Braatz  - Foto: Julio Cancellier/Anaf‏
O que houve com Afonso Vitor?
Neste quesito, o presidente da Apaf foi incisivo. Fui eleito contra a vontade do senhor Afonso Vitor de Oliveira, cujo comportamento me causou “espécie” no pleito da associação.  Nunca fiz nada a esse senhor. Apenas, não tenho vocação para fantoche.  Mas não estou preocupado com Afonso, e sim com a classe que me elegeu e aguarda ansiosamente por um novo modelo de gestão, para alavancar a qualidade do nosso quadro de árbitros em âmbito local e nacional.
Braatz, futuro presidente do sindicato dos árbitros? (1)
Quando inquirido sobre o tema acima, Roberto Braatz (foto), com sua educação peculiar, respondeu que irá conversar com Airton Nardelli, atual presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado do Paraná nas próximas horas, para então se posicionar sobre o assunto.
Braatz, futuro presidente do sindicato dos árbitros? (2)
Na nossa opinião, não há no momento no futebol da terra dos pinherais, ninguém com a densidade, o conhecimento e livre trânsito, que Roberto Braatz tem junto ao quadro de árbitros da FPF, na CBF e na Conmebol. Se houver um mínimo de inteligência entre as partes, Braatz, pode ser a mola propulsora para impulsionar o quadro de árbitros da FPF, que desde 2004, está sem lenço e sem documento.
Nova tecnologia (1)
A maior feira de futebol do mundo, a Soccerex, que será realizada no Rio de Janeiro de 24 a 28 deste mês, promete novidades no setor de arbitragens a partir do próximo sábado. Na oportunidade, a empresa alemã Goal Control, irá exibir uma nova tecnologia que foi desenvolvida, com o objetivo de auxiliar o árbitro na elucidação de lances que fujam do seu campo visual. Ex: o lance do meia Lampard, ocorrido na partida Inglaterra x Alemanha, na Copa do Mundo de 2010.
Nova tecnologia (2)
Naquele jogo, aos 42’ da primeira fase, o meia inglês desferiu portentoso chute, que atingiu a velocidade de 136 Km/hora, contra a meta do arqueiro Neuer, tendo a bola ultrapassado a linha de meta em 36 centímetros, o que não foi observado pela assistente Maurício Spinoza e seu compatriota Jorge Larrionda, ambos uruguaios.
Nova tecnologia (3)
O sistema desenvolvido pelos alemães, consiste em câmeras alocadas dentro dos postes de meta. Um software interpreta as imagens e assim que a bola ultrapassa a linha de meta, o árbitro é avisado instantaneamente se a bola entrou.
PS: Em função da penúria extrema, sobretudo da ausência de renovação que assola o quadro de árbitros da Federação Paranaense de Futebol pelo oitavo ano consecutivo, vou me reportar à arbitragem de Atlético/PR x Paraná Clube, após o clássico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário