domingo, 2 de setembro de 2012

Notícias do apito

Eleição na Apaf (1)

O árbitro Luiz Alberto Alves de Abreu, anunciou no último sábado, num rega-bofe, que, almeja ser o candidato da Associação Profissional dos Árbitros de Futebol do Estado do Paraná (Apaf), na eleição que será realizada no próximo dia 15.
Eleição na Apaf (2)
Fui informado, que o grupo de Curitiba e Região Metropolitana da confraria do apito paranaense, insatisfeito com o tratamento recebido no período de 2004 até o presente instante, decidiu dar o ar da graça e vai com tudo para a eleição na entidade dos homens de preto da Federação Paranaense de Futebol.  
Eleição na Apaf (3)
Resta saber, se este grupo terá a coragem de romper o “casulo de submissão”, que  está encalacrado na entidade que “representa” os desígnios dos associados da Apaf. Explico: num caso “sui gêneris”, os árbitros que apitam as competições da Federação Paranaense de Futebol,foram taxados e tem que pagar (R$ 125.00, per capita), para apitar jogos da entidade. 
Eleição na Apaf (4)
Para se ter uma idéia do absurdo que é a cobrança desta taxa, fui buscar informações nas principais federações de futebol do País, e constatei que nenhuma das federações algum dia taxou ou taxa seus árbitros. Mas se há alguma dúvida com relação ao fato, sugiro ao candidato Luis Alberto Abreu, que faça uma consulta como este colunista fez a Conmebol, a Uefa, a Bundesliga (Alemanha), a Premier League (Inglaterra) e, por último, a Fifa.  
Eleição na Apaf (5)
E, que, a futura diretoria da Apaf faça valer a Lei 12395/11, sobretudo o Art. 88, que determina que: os árbitros e auxiliares de arbitragem poderão constituir entidades nacionais e estaduais, por modalidade desportiva ou grupo de modalidades, objetivando o recrutamento, a formação e a prestação de serviços às entidades de administração do desporto. A função de seleção e a formação dos árbitros de futebol no Paraná e na maioria das federações, está entregue a pessoas com pouca ou nenhuma identidade com a arbitragem. Resultado: há oito anos consecutivos temos a mesma Comissão de Árbitros, que age com idéias do século passado e como conseqüência não conseguiu revelar um único árbitro. E, como prova cabal da ausência de uma  gestão de excelência dessa comissão, pelo terceiro ano consecutivo, 2010/2011/2012, sequer indicou um árbitro paranaense a CA/CBF, para o processo seletivo de Asp/Fifa. Ou muda o modelo de gestão da próxima diretoria da Apaf, ou então em curto espaço de tempo, o quadro de árbitros da FPF irá apitar na conchinchina. Aliás, por que mesmo tendo sede própria a sede da associação dos árbitros tem como endereço o mesmo local da FPF? 
A despedida (1)
O assistente Roberto Braatz (Fifa/PR), completa 45 anos de idade (limite da Fifa), no próximo mês de outubro. Portanto, esta é a sua última temporada. Num futebol estigmatizado pelo anacronismo, pela arrogância e  pela falta de representatividade, o indigitado assistente ultrapassou todos os obstáculos e alcançou o quadro da Fifa, indicado pelo ex-presidente Onaireves Moura. Inclusive, participou da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. 
Foto: Apito do Bicudo
                                               Braatz, Simon e Altemir Hausmann                                  
A despedida (2)
Braatz, com sua postura ética e com o know how adquirido ao longo das inúmeras competições que vivenciou, pode ser o expoente que falta ao quadro de árbitros da Federação Paranaense de Futebol, na reconstrução da autoestima dos apitos da terra dos pinherais, e  na descoberta e formação de futuros árbitros que tenham (vocação e talento), não só pelas qualidades elencadas, mas também por ter livre trânsito junto a CBF.
Ao mestre com carinho
Na semana que passou, ao abrir minha caixa eletrônica, observei dentre os vários e-mails recebidos, a correspondência do professor Gustavo Rogério Caetano, o precursor da pré-temporada para árbitros de futebol no Brasil, e uma das maiores autoridades na América do Sul, versado nas Regras do Jogo de Futebol. Conhecedor da folha de serviços prestados pelo personagem nominado  à arbitragem brasileira, da ética, do profissionalismo e, sobretudo, do seu caráter ilibado, retribuo suas palavras a mim dirigidas com um  forte abraço. 

Um comentário:

  1. boa noite , estou pedindo informações de BANDEIRAS ELETRÔNICAS, se tiver contato por favor me consegue, agradeço desde ja muito obrigado, meu email é
    valdeniralmeida2011@hotmail.com

    ResponderExcluir