sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Notícias do apito

Série FDP
Estréia neste domingo (26), às 19h30, na HBO, o documentário  (FDP), que reproduz o relato via ficção do dia a dia do árbitro de futebol Sul-americano, dentro e fora do campo de jogo. Vi o treiler do seriado e julguei interessante assisti-lo.
É proibido terminar o jogo (1)
Há quinze dias atrás no Couto Pereira, no jogo  Coritiba x Palmeiras, aos 47’50 da etapa final, o atacante Roberto do Alviverde curitibano,  recebeu a bola em velocidade num contra ataque, livrou-se do marcador e ficou na cara do gol do goleiro esmeraldino do Parque Antarctica. Incontinenti, o árbitro Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG), trilou o seu apito e encerrou a partida. 
E proibido terminar o jogo (2)
Saí do estádio com aquele lance em mente, e na seqüência fui buscar informações a respeito do ocorrido, embora entendesse que por se tratar de uma oportunidade manifesta de gol, o árbitro deveria ter permitido  a conclusão do lance. Pois bem, a informação da Comissão de Árbitros da Fifa veio de forma conscisa em inglês: quando expirar o tempo de jogo, inclusive com os acréscimos e existir um tiro de canto, um tiro livre, ou um lance clarividente de gol, o árbitro deverá permitir a sua conclusão. Interromper qualquer um dos lances aqui mencionados, significa que faltou algo naquela partida. Esse tipo de equívoco de arbitragem, está acontecendo em várias partidas do Brasileirão/2012, inclusive, no final de semana que passou, numa partida da Série B. 
Fim do sorteio?
Aristeu Leonardo Tavares, o novo presidente da CA/CBF, afirmou ser contrário ao sorteio para a designação de árbitros. O sorteio foi instituído mediante a Lei Nº 10671/03, que normatiza o Estatuto do Torcedor. Para Tavares, o sorteio impede  que a CA/CBF, escale em muitas oportunidades o árbitro certo no jogo adequado. 
 Escudo da Fifa a perigo (1)
O comandante dos homens de preto da CBF , esclareceu que o seu principal  objetivo é minimizar os equívocos de arbitragem. Vou fazer isso com minha equipe e procurar novos nomes para observarem as partidas do Campeonato Brasileiro. Os  árbitros não podem ficar na zona de conforto. Quero conversar muito com eles, para que não tentem fazer um jogo sem condições físicas, psicológicas, porque não vai acabar bem. O teste (físico) é muito puxado, mas, sabemos que o ser humano acaba ficando acomodado quando não é cobrado, vociferou.
Escudo da Fifa a perigo (2)
O recado de Aristeu  Tavares, significa que nem mesmo alguns árbitros da Fifa que se julgam “intocáveis”, estão imunes as novas diretrizes da CA/CBF. Principalmente aqueles que são useiros e vezeiros em fazer “forfait” no dia do teste físico, alegando compromissos “profissionais” e apresentam protuberância abdominal (índice de massa corpórea) acima do permitido. 
Lucro fácil ou qualidade?
Vivenciamos em todo o país uma geração de árbitros de futebol malformados. Basta observar os inúmeros equívocos grotescos, que são cometidos a cada rodada. A cada temporada uma fornada de novos apitos são jogados na arena e salve-se quem puder. A maioria das federações estaduais de futebol, sequer tem calendário para abrigar tamanha gama de apitadores. O fracasso da didática, acoplada a carência de professores com qualificação, está levando o árbitro de futebol no Brasil para o abismo. Os cursos de formação de árbitros no nosso país, atendem a pequenos grupos, cujo interesse não é descobrir pessoas vocacionadas e talentosas para a arbitragem, mas sim, encher o “bolso de uma minoria”.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário