sábado, 14 de julho de 2012

Critérios antigos faleceram

Divulgação
 
 O inglês Howard Webb, e seus compatriotas Darren Cann e Mike Mullarkey

Os ingleses, país onde o futebol apareceu no século XVIII, criou e elaborou as Regras do Jogo de Futebol no século XIX.  Não satisfeitos com o desempenho da arbitragem nas suas competições na Premier League, recentemente, os inventores das leis do jogo implementaram um  novo experimento, objetivando aprimorar a qualidade dos seus árbitros. Foi constituído um grupo de delegados multidisciplinar, que têm a missão precípua de observar de forma minuciosa as ações do quarteto de árbitros a cada rodada.
Esse grupo é escolhido e composto por um delegado indicado pela Liga Inglesa, por ex-técnicos, ex-jogadores, ex-dirigentes que estejam em  interação com o futebol, e ex-árbitros com notório conhecimento sobre as regras que regem os destinos do esporte das multidões no retângulo verde.
O delegado designado como observador vai após 72h da realização da partida, conversar com o treinador de cada equipe e ouve os prós e os contra da arbitragem. O espaço de 72h tem como objetivo propiciar aos técnicos de futebol uma opinião ponderada, já que os ânimos estão acalmados e  porque aquele profissional viu, reviu e treviu os acertos e equívocos da arbitragem.
Além de observar e realizar uma análise do comportamento dos atletas, dos homens do apito, do público, dos dirigentes, da integridade física e da segurança, esse grupo, elenca sobretudo as deficiências negativas e os aspectos positivos do árbitro e seus assistentes, desde o momento em que chegam ao estádio, durante o jogo e após o seu final.
De posse das opiniões do relatório desse grupo, exceto o relatório do ex-árbitro, o delegado escalado faz um relato pormenorizado e o  encaminha à Premier League. Procedimento semelhante faz o ex-árbitro. A mudança foi uma exigência dos clubes, que querem uma maior responsabilização nos atos dos árbitros. Com dois relatórios de alto nível avaliando a sua competência os árbitros a meu ver, apresentarão um desempenho significativo e os críticos terão uma visão mais racional das tomadas de decisões da arbitragem assim que a bola rolar.
PS: esse método deveria ser criado no futebol brasileiro mas na sua forma específica, isto é, com a indicação de pessoas credenciadas para o desempenho do mister. No Brasil, como principalmente no futebol paranaense, essa missão vêm sendo outorgada em alguns casos, habitualmente, a quem não entende nada sobre as Regras do Jogo de Futebol.

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário