segunda-feira, 16 de julho de 2012

Arbitragem em 3ª Dimensão

Estereoscópio 3D treina olhos dos árbitros de futebol; projeto quer melhorar o ambiente de aprendizagem da FIFA.
3d_
Investigadores da Universidade Carlos III de Madrid (UC3M) estão a aplicar o estereoscópio 3D na gravação de exercícios de fora de jogo para que a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) os utilize como material de aprendizagem nos cursos de formação para árbitros assistentes. De acordo com a Fundação AlphaGalileo, o objetivo do projecto de inovação é melhorar o ambiente de aprendizagem dos assistentes com materiais multimédia que consigam uma experiência visual mais parecida possível com a que podem ter em campo e poder treinar a percepção visual na tomada de decisões sobre situações de fora de jogo.

Durante dois dias, os investigadores da UC3M gravaram 500 simulações de jogadas de fora de jogo em estereoscópio 3D com diferentes modalidades de exercícios, parecidas às utilizadas nos cursos de formação de árbitros internacionais da FIFA. “Entre elas escolheram-se as mais adaptadas para criar um material interactivo que possa ser utilizado pelos árbitros assistentes de todo mundo”, explica o professor da UC3M, Manuel Armenteros. “A utilização das imagens estereoscópicas vai melhorar significativamente a experiência de aprendizagem uma vez que o ambiente com imagens estereoscópicas 3D produz uma experiência visual muito mais realista que as imagens 2D”, afirma o também coordenador do projecto.

Para criar imagens estereoscópicas são necessárias duas lentes, uma para cada olho, as quais permitem alcançar uma sensação maior de profundidade do que a obtida com uma imagem em 2D. O sistema perceptivo visual utiliza a diferença entre as imagens que oferece por cada olho para calcular a profundidade.

Apesar da tecnologia estereoscópica 3D já se usar há anos, não teria expandido se não tivesse tido processamento digital de imagens. Para os investigadores, a revolução do estereoscópio 3D tem sido associada à revolução digital. E a superposição de duas imagens necessárias para a criação de imagens estereoscópicas é simplificada com o computador, que elimina as imperfeições técnicas anteriores.

Fonte: Ciência Hoje - Safergs

Nenhum comentário:

Postar um comentário