domingo, 24 de junho de 2012

Talento e competência na decisão

Assim que a Comissão de Árbitros da Conmebol  anunciou o nomes dos dois árbitros que irão dirigir as duas partidas decisivas da maior competição da América do Sul, a Taça Libertadores da América entre Corinthians/Brasil x Boca Junior/Argentina, a imprensa esportiva brasileira demonstrou um certo ceticismo quanto as designações de Enrique  Osses, 37, (Fifa/Chile) e Wilmar Roldan, 31, (Fifa/Colômbia). Osses apita o jogo na La Bombonera e Roldan comanda a finalíssima no Brasil.
 Foto: Apito do Bicudo
Wilmar Roldan
Se os nomes acima nominados causaram estranheza para determinados setores, para nós que vivenciamos a arbitragem diariamente em âmbito nacional e  internacional,  Enrique Osses e Wilmar Roldan representam o que de melhor existe na arbitragem Sul-americana na atualidade.

Ambos, Osses e Roldan estão sendo preparados meticulosamente por suas federações com vistas a Copa de 2014 no Brasil e, por extensão, vêm laborando nas diferentes competições da Confederação Sul-americana de Futebol com absoluto sucesso. Minha predileção é por Wilmar Roldan, a quem julgo o mais completo árbitro da América Latina na atualidade.

Se conseguir manter sua dinâmica de arbitragem e aprimorá-la ainda mais, Roldan, que tem como instrutor a prepará-lo aquele que é considerado o árbitro das Américas, o ex-árbitro da Fifa/COL, Oscar Ruiz, hoje instrutor Fifa, virá ao Mundial do Brasil  como candidatíssimo a ser o árbitro da Copa.
PS: no atual quadro de árbitros da CBF temos dois nomes que  se assemelham a dupla acima mencionada: Wilson Luis Seneme (Fifa/SP) e Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário