quinta-feira, 21 de junho de 2012

Eles são os personagens da bola

Exige-se do árbitro cada vez mais profissionalismo no que concerne a sua postura dentro e fora de campo. O árbitro profissional  de acordo com a Fifa é aquele que se comporta de maneira correta e cortês em qualquer situação e em qualquer atividade. Mas para a entidade que comanda o futebol no planeta, o árbitro do século 21 tem que ser ético dentro do campo de jogo e fora dele, respeitando os atletas, os dirigentes, os torcedores, a imprensa e os seus colegas de profissão.
O árbitro que almeja ostentar o escudo da entidade internacional de futebol e, por extensão, ser selecionado para as competições da entidade que pertence e da Fifa, deve trabalhar, se aprimorar nos quesitos social, físico, técnico, tático, psicológico, evoluir, crescer e modernizar sua dinâmica de arbitragem a cada partida que é escalado, afirmou Pierluigi Collina na segunda-feira que passou aos árbitros da Uefa por ocasião do encerramento da primeira fase da Eurocopa/12.
                                            Divulgação
Wilton Pereira Sampaio
Na quarta-feira no Coritiba 2 x 0 São Paulo, partida de volta pela Copa do Brasil, observei com muito desvelo o comportamento do excelente árbitro Wilton Pereira Sampaio (Asp/Fifa/GO) - desde a sua chegada ao estádio Couto Pereira, até o momento em que trilou seu apito com silvo inconfundível.
Confesso que raríssimas vezes presenciei um comportamento ético, moral, profissional, impoluto nas ações de um árbitro em jogos na cidade Curitiba, envolvendo as equipes paranaenses contra um dos “grandes” do futebol brasileiro, como o demonstrado por Wilton Pereira Sampaio. Suas tomadas de decisões assim que a bola entrou em jogo foram uniformes do princípio ao fim. Arbitragem perfeita!
PS: no Corinthians 1 x 1 Santos, pela Libertadores, tivemos outra aula de cátedra de arbitragem sob a regência de Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS), que vivencia a melhor fase da sua trajetória como árbitro. Aliás, a CA/CBF deveria editar um DVD das duas arbitragens aqui nominadas e encaminhá-las ao Dr. Carlos Alarcón, presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol e o mais antigo membro da Comissão de Árbitros da Fifa, como forma de valorizar a arbitragem nacional no cenário internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário