sexta-feira, 29 de junho de 2012

Confirmado: Pedro Proença apita a final


Pedro Proença, que dirigiu no mês passado a final da UEFA Champions League, vai apitar a final de domingo da Eurocopa 2012, entre a Itália e a Espanha.
Proença vai apitar a final do UEFA EURO 2012
Pedro Proença já arbitrou três encontros na Polónia e Ucrânia ©Getty Imagens
Pedro Proença foi nomeado o árbitro da final do UEFA/EURO 2012, entre a Itália e a Espanha, que será disputata no Estádio Olímpico de Kiev, no domingo, às 19h45 (Portugal continental).
Esta escolha coroa um final de temporada inesquecível para este diretor financeiro, nascido no Pinhal Novo, que já apitará em Maio, a final da UEFA Champions League, em Munique, em que o Chelsea FC derrotou o FC Bayern München na cobrnaça de tiros livres desde a marca penal..
O encontro de domingo será o quarto dirigido por Proença, de 41 anos, na competição, depois de ter apitado dois jogos na fase de grupos  – a vitória da Espanha por 4-0 sobre a República da Irlanda, a 14 de Junho, e a vitória da Suécia, por 2-0, sobre a França, cinco dias depois – , bem como as quartas-de-final entre a Inglaterra e Itália, na capital ucraniana.
Proença será auxiliado pelos compatriotas Bertino Miranda e Ricardo Santos, com Jorge Sousa e Duarte Gomes a serem os árbitros auxiliares adicionais. O quarto árbitro será Cüneyt Cakır e o auxiliar de reserva Bahattin Duran, ambos da Turquia.
Proença realizou sua brilhante carreira ascencional na Europa desde que apitou, em 2004, a final do Campeonato da Europa de Sub-19. Chegou à categoria de elite da UEFA no início de 2009/10, tendo dirigido quatro encontros da UEFA Champions League nessa temporada, cinco em 2010/11 e seis na presente época, culminados com a final, a 19 de Maio, na Fußball Arena München.
Fonte: Uefa.com
PS: Pedro Proença (Fifa/Portugal), é considerado na atualidade o melhor árbitro do futebol mundial. Pouquíssimos árbitros no planeta conseguiram a projeção que o indigitado apito atingiu numa temporada com tamanha capacidade, inteligência  e principalmente fidalguia. Aliás, o quinteto de ouro dos homens de preto  da Fifa para 2014, traz além de Pedro Proença, Howard Webb (Inglaterra), Cuneyt Cakir (Turquia), Enrique Osses (Chile) e Wilmar Roldan (Colômbia).

Um comentário:

  1. O Senhor esqueceu do uzbeque Ravshan Irmatov e do japonês Yuichi Nishimura que são considerados os principais nomes para a final de 2014.

    ResponderExcluir