quinta-feira, 22 de março de 2012

Ele tem um bom futuro

Foto: Allan Costa
Sou um crítico contumaz da mediocridade que está impregnada  no futebol paranaense nos últimos oito anos, sobretudo no quadro de árbitros da Federação Paranaense de Futebol. Em que pese a estratosférica quantidade de árbitros inscritos na entidade, a qualidade vem deixando a desejar. Tanto é verdade, que no ano que passou, quando Evandro Rogério Romam fracassou nos testes físicos da Fifa, foram necessários quatro testes para Romam ser aprovado, o futebol do Paraná ficou circunscrito no apito a Heber Roberto Lopes, na Série A. Explico: não compareceu ao primeiro teste em Londrina (PR), reprovou no segundo e terceiro e somente conseguiu aprovação no quarto teste.
Isto está acontecendo pela falta de visão das pessoas que manejam os destinos do futebol da terra dos pinherais, que ainda não se deram conta de que o mundo mudou e, por extensão, o futebol segue a passos gigantescos as transformações do planeta.
Fiz este preâmbulo para que o leitor observe que apesar da ausência de infraestrutura adequada no setor do apito da FPF, a criatividade e a determinação do ser humano é admirável. Criatividade e determinação, demonstradas pelo árbitro da Federação Paranaense de Futebol, Leandro Júnior Hermes (foto), na quarta-feira que passou, na partida Palmeiras/SP 3 x 0 Coruripe/AL.
Distante da mediocridade que grassa na FPF, numa competição de alto relevo como é a Copa do Brasil, com TV  para todo o País, num estádio de boas  condições, com boa iluminação, Leandro Hermes, interpretou e aplicou as Regras do Jogo de Futebol de forma equânime. Do primeiro ao último segundo, adotou ações preventivas verbalmente, controlando o jogo de forma a evitar cartões amarelos desnecessários e só aplicando-os quando as infrações exigiram. Foi uma arbitragem coerente entre as interpretações, aplicações e principalmente em consonância com o texto das leis, que regem o futebol nas quatro linhas. 

PS(1): as considerações acima feitas de apologia ao indigitado árbitro, deixa-nos, como crítico da área, com a sensação de que  se manter o estilo implementado na partida de ontem e buscar aprimoramento, pode suplantar o estado de letargia vigente no setor das arbitragens do nosso futebol, e se posicionar como futura opção para a  CA/CBF.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário