segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Não há jogo sem regras (final)

 Foto: Fifa.com
Com o esgarçamento do futebol em diferentes partes do planeta e os inúmeros senões que começaram a aparecer e a consequente cobrança dos que praticavam o esporte, o Board viu-se na contingência  de criar novas  regras que normatizassem  os procedimentos no campo de jogo.
1896-1899 – É fixado em 11 o número de atletas. São estabelecidas as dimensões do campo de jogo em comprimento: máxima 118,4metros e mínima 91,4metros.  Largura máxima, 91,4metros e mínima, 45,7metros. A duração da partida que não era regulamentada, jogava-se de maneira aleatória, é regulamentada em 90 minutos. O Goleiro não pode segurar a bola com as mãos a não ser dentro do seu próprio campo. O atleta que segurasse a bola com as mãos na zona de onze metros do gol era penalizado com um tiro penal.
1900- É determinado o peso da bola  para partidas internacionais, que oscila entre 368g a 425g.
1901 – São criadas as áreas (pequena e grande), hoje com nova nomenclatura, áreas de meta e de pênalti e definidas as medidas, tal e qual existem hoje. Uma emenda  à Regra X, é aprovada e autoriza a carga, sobre o goleiro, quando este estiver fora de sua área.
1903 – É permitido marcar um gol direto de um tiro livre concedido pela prática do jogo brusco ou por uso da mão. No mesmo ano, os árbitros são orientados a conceder a lei da vantagem.
1905 – Ao invés  de bola ao ar como era costume,  o Board recomenda aos árbitros bola ao chão. Também é admitido a prática do tranco numa jogada desde que leal e não violento.
1907 -  Um jogador em seu próprio campo  não estará  impedido.
1913 – O goleiro só pode fazer uso das mãos dentro da área.
1914 – Agredir intencionalmente um adversário é punido com pênalti.
1924 – Um jogador em posição de impedimento não deveria ser punido se não estivesse atrapalhando um adversário ou o jogo. É permitido ao atleta perguntar ao árbitro o que foi marcado, mas não pode reclamar da marcação. Nesse mesmo ano,  é concedido ao árbitro a prerrogativa de julgar se um jogador está seriamente lesionado, interromper a partida e chamar socorro. Infrações persistentes constituem procedimentos inconvenientes.
1925 – A Regra XI ( impedimento) sofre alteração. Ao invés de três, passa a valer a expressão dois.
1927 – Pode ser consignado um gol, direto de um tiro de canto.
1929 – Na execução do pênalti o goleiro deve ficar parado na linha do gol até o tiro ser desferido.
1937 – Implementação da meia-lua, que, no entanto, não passa a ser considerada parte da grande área.
1938 – É realizada uma revisão completa das Regras do Jogo, e estabelecidas em 17 regras, como é na atualidade.
1951 – Aparece a obstrução como passível de punição por tiro livre indireto.
1958 – Alterada a Regra III, pelo Board, que passou a admitir a substituição de jogadores machucados, ficando a adoção dessa medida a critério das equipes. 
 PS: quem se der ao trabalho de pesquisar as regras e suas evoluções, observará que em 1873, o Board introduziu dois árbitros no campo de jogo (cada um numa metade do campo) -  não deu certo. A Federação Paulista de Futebol com autorização da Fifa, tentou repetir essa prática recentemente, mas não logrou êxito no experimento. Por quê? Porque cada ser humano tem uma mentalidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário