quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Não há jogo sem regras (2)

Foto: Fifa.com

A partir da implementação do Board, as regras foram submetidas a um processo de aprimoramento gradativo, porém, sem  alterações de maior magnitude.  Até  porque, a Fifa optou em seguir ao pé da letra, a expressão cunhada pelo sexto presidente da entidade, o inglês Stanley Rous, que ao ser questionado em  1974, o porquê de a entidade ser refratária a  mudanças nas regras e a introdução da tecnologia como meio de auxiliar a arbitragem, a dirimir lances polêmicos, vociferou: no futebol não se inventa.
O que enche estádio é controvérsia. Foi pênalti, não foi, foi impedimento, não foi... Se acabar com isto acaba com o futebol. O que Sir. Rous disse a época é mais ou menos o seguinte: o futebol vive de paixão e tudo que envolve paixão tem controvérsia. Se extinguir a controvérsia acaba a paixão. Acabou com a paixão acaba o futebol.  
Acompanhe abaixo, as principais modificações nas Regras do Jogo de Futebol a partir de 1865.

1865 – Foi criado o impedimento.1868 – Foi adotada uma corda transversal, a 1.80m do solo, unindo os dois postes verticais, inovação que foi extinta em 1875, quando foi substituída por uma barra transversal, tal é hoje a 2,44 m do chão.
1871 – O goleiro foi autorizado a utilizar as mãos em qualquer local do campo.
1873 – Criado o tiro de canto.
1875 – A mudança de campo só se dará no intervalo de dois tempos.
1881 – Aparece o personagem principal do futebol, que é o árbitro.
1883 – O lateral passa a ser executado com as duas mãos.
1890 – É normatizada as  funções do árbitro.
1891 – Há uma revisão no código de Cambridge denominado de The Simplest Play, dando ao árbitro dois auxiliares (bandeirinhas) -  com atribuições determinadas. É instituído o pênalti para as infrações cometidas  a menos de 11 m da linha de meta.  Além disso, é autorizado o uso das redes, mas reconhecidas pelas regras somente nas modificações de 1938.
1893 - Fica acordado que os goleiros só poderão sofrer tranco quando de posse  da bola ou se estiver fazendo obstrução. Porque até então os arqueiros eram vítimas de cargas a qualquer pretexto.
1894 – A Federação de Futebol da Escócia propõe ao International Board modificação na regra do impedimento para dois defensores apenas.
1895 – É  instituído o jogo perigoso.
1896 – É concedido ao árbitro o direito de punir as infrações  por sua própria iniciativa e suas decisões são finais sobre os fatos ocorridos no  jogo. Antes disso, os árbitros só interferiam numa partida mediante a reclamação de uma das equipes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário