quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Não há jogo sem regras (1)

Fifa.com

O futebol surgiu na Inglaterra no século XVIII. Naquela época não havia nenhum mecanismo que regulamentasse a sua prática. O futebol era jogado como se fosse um jogo de pelada que vemos comumente disputado por aí. Mas ocorreu uma metamorfose, no século XIX, após um estudante de Rugby decidir carregar a bola com as mãos. A partir dali houve uma separação dos estudantes que usavam as mãos e os que optaram em utilizar os pés.
Diante do exposto, em 1863 aconteceu a separação do Rugby, e do futebol propriamente dito. Antes porém da divisão dos dois tipos de futebol, em Eton, na Inglaterra, ficou decidido que seria permitido segurar a trajetória da bola com as mãos. Isso aconteceu no mesmo ano - 1863 - ano que os ingleses fundaram o Football Association e logo a seguir decidiram pela implementação de um comitê objetivando normatizar as leis do jogo.
Antes disso, em 1840, já havia uma série de regras particulares, criadas por colégios que praticavam o futebol. Naquele mesmo ano apareceram as regras da Escola de Upingham de autoria do reverendo J. C. Thring, da escola de Harrow, assim como as da escola de Eton.
Em 1862, foi criado um código em Cambridge denominado de The Simplest Play. Mas, as coisas evoluíram, e um comitê foi nomeado pela Football Association, para elaborar as regras do jogo, para serem observadas pelos clubes a ele filiados, que tomaram The Simplest Play como paradigma, e elaboraram um código que foi submetido a aprovação no dia 1º de dezembro daquele mesmo ano, após exaustivas discussões.
O código era composto por IX regras:
I - O terreno do jogo deve ter um máximo de 182 metros de comprimento por 91 de largura.
II - Os gols serão demarcados por postes verticais de 7 metros e 28 cm de altura.
III - A cada consignação de um gol, as equipes trocarão de lado.
IV - Um gol será válido desde que o balão passe entre os dois postes, não importando a altura.
V - O lateral será cobrado com uma das mãos, de uma posição perpendicular à linha lateral.
VI - Quando a bola ultrapassar a linha de fundo, dois serão os procedimentos: 1º - Se a bola tiver sido tocada por último por um atacante, a equipe atacada terá direito a um tiro livre, do local onde a bola saiu. 2º - Se a bola fosse tocada por último, por um defensor, o time que estivesse atacando teria direito a um tiro livre, do local, situado a 14 metros da linha de fundo, na altura do local onde a bola saiu.
VII - Era permitido segurar a bola com a mão quando ela fosse lançada pelo alto (voleio).
VIII - Embora fosse permitido interromper a trajetória da bola, era proibido carregá-la com as mãos.
IX - As rasteiras, os pontapés, bem como segurar e empurrar o adversário também eram proibidos.
Essas eram as regras da sociedade de futebolistas conhecida por Football Association. Em 1866 a Sheffield Association aprovava seu código próprio, onde se observava a inovação do tiro de canto e do tiro indireto. Já em 1882, as quatro associações britânicas que praticavam o futebol decidiram se unir e optaram em uniformizar as regras, com a criação do International Football Association Board, o único órgão desde então com poderes para permitir ou aprovar qualquer experimento ou modificações nas Regras do Jogo de Futebol.

(Pesquisa: Regras de Futebol, Pedro Antunes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário