sábado, 28 de janeiro de 2012

Preparação na Turquia

Árbitros de topo da Europa viajam para a Turquia na próxima semana para os cursos anuais de inverno UEFA - com os preparativos para o UEFA EURO 2012 e as fases eliminatórias das competições de clubes da UEFA o ponto focal, bem como a introdução de novos árbitros internacionais as suas responsabilidades a nível europeu.
UEFA decidiu manter a 20 Curso Avançado da UEFA para Árbitros e Curso UEFA Top 21 Introdutório para Árbitros Internacionais, na cidade mediterrânea de Antalya.

O Corpo da Europa de futebol que regem e organizam dois cursos de  árbitros principal de um ano: um encontro de verão em que os árbitros estão preparados para a nova temporada e dado instruções específicas para clube e da equipe nacional-deveres , e um inverno chacrinha destinado a orientar os árbitros para a segundo metade da campanha.


O curso introdutório de inverno serve para acolher novos árbitros internacionais para as tarefas pela frente. FIFA lista de árbitros internacionais europeus este ano tem 43 novos nomes que estão representando 28 associações europeias nacionais, eo curso introdutório será sua primeira experiência oficial do circuito internacional. Vinte e quatro dos recém-chegados já participaram de cursos no Centro de Excelência de Arbitragem da UEFA (CORE), em Nyon, que está se preparando promissores funcionários jovens para o futuro.
"A preparação para a arbitragem nos jogos da UEFA vai começar aqui", disse o chefe de arbitragem da UEFA, Pierluigi Collina oficial. "Suas primeiras nomeações de árbitros internacionais incluirá jovens mini-torneios ou as rondas de qualificação da UEFA Europa League ou UEFA Champions League."
 
Os noviços FIFA realizar uma médica extensiva check-up e fazer o teste de aptidão FIFA. Pela primeira vez, eles terão suas habilidades visuais testada por oftalmologistas especializados esportes. Com árbitros a necessidade de manter o foco e concentração em meio ao elevado ritmo de um jogo moderno de elite, é essencial que eles são capazes de corrigir a sua visão sobre incidentes, para focar objetos próximos ou mover e reagir ao movimento ao redor deles.
Os recém-chegados também receberá várias instruções da administração da UEFA sobre questões como escrever relatórios e como conduzir-se como representantes da UEFA nos jogos. Inglês com a linguagem comum da arbitragem da UEFA, os membros do Comité de Arbitragem da UEFA vai entrevistar os árbitros para avaliar seu conhecimento de trabalho de Inglês.
 
Além disso, o curso introdutório conterá apresentações por membros Comitê de Arbitragem e sessões de vídeo analisando imagens especialmente preparadas a partir de jogos da UEFA em relação ao ano passado. Os participantes também vão aprender sobre as sessões de formação específica, incluindo exercícios relevantes para os seus movimentos durante uma partida.
 
Para o curso avançado, a UEFA convidou os 22 árbitros de categoria elite e 17 árbitros de categoria elite do desenvolvimento, além de uma pequena selecção de árbitros primeira categoria. Além disso, cinco árbitros FIFA turcos que não são membros dessas categorias foram convidados, para trazer o total de delegados ao 56.
Entre este número são os 12 árbitros escolhidos pelo Comité de Arbitragem da UEFA em dezembro para assumir o comando dos jogos do UEFA EURO 2012 na Polônia e na Ucrânia neste verão , assim como outros que estarão presentes no torneio como árbitros assistentes e quartos árbitros adicionais .
 
"Basicamente, os árbitros selecionados seguirão a preparação normal que a UEFA para árbitros de elite", explicou Collina UEFA.com após o EURO nomeações foram anunciadas . Isto significa que o curso de inverno em Antalya será seguido pelos árbitros de retomar suas funções nas competições da UEFA em meados de fevereiro. Os funcionários EURO, então, participar de um workshop em Varsóvia no final de abril e início de maio, e também será dada uma preparação específica pela equipe de especialistas da UEFA sob a liderança do árbitro de fitness expert Werner Helsen.
 
Árbitros no grupo avançado terá que passar um cheque de fitness intermitente, recuperação e receberá instruções dos membros da Comissão de Arbitragem sobre suas atribuições na UEFA Champions League e UEFA Europa League fase eliminatória, em particular com vista a alcançar consistência e uniformidade nas tomadas de decisões.
 
Fonte: Uefa.com - Ortografia  de Portugal

10 comentários:

  1. Seu Bicudo, o senhor poderia falar o que aconteceu com o caso Gutemberg que falou, falou e até agorada nada provou?
    E a FIFA que viria ao Brasil. Veio mesmo?
    Li que o juiz já foi depor no Tribunal do Futebol e que o depoimento foi colhido por um jurista do Paraná. Sabe algo sobre o assunto?

    ResponderExcluir
  2. Veja o que diz o procurado do Tribunal

    10/01/2012 - 07h45
    Denúncia contra chefe da arbitragem é covarde, diz procurador
    Publicidade
    DE SÃO PAULO

    "Covarde" e "com pouca credibilidade". Foi assim que o procurador-chefe do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Paulo Schmitt, classificou a forma como foi feita a denúncia pelo ex-árbitro Gutemberg de Paula Fonseca contra o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa.

    A reportagem foi publicada pela Folha nesta terça-feira. A íntegra do texto está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

    Fonseca, 38, ex-árbitro da federação do Rio, acusou Corrêa de corrupção e insinuou ter recebido ordens do dirigente para favorecer o Corinthians no Brasileiro de 2010.

    O ex-juiz não foi localizado pela reportagem ontem.

    Leia mais na edição desta terça-feira, que já está nas bancas.

    ResponderExcluir
  3. Juca Kfouri escreveu

    Ao perder o escudo da Fifa, o árbitro Gutemberg da Paula Fonseca resolveu ser decente.

    E calado que estava enquanto gozava de situação privilegiada denunciou o presidente da comissão de arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa.

    Disse a Fernando Sampaio, da rádio Jovem Pan, que Corrêa é ” é mentiroso, mariquinha e corrupto. E corrupção não é só a ação de seduzir por dinheiro, mas ela é a ação de seduzir por presentes. Escala é um presente para o árbitro quando atende aos anseios dele.”

    Se Corrêa é mentiroso não sei, mas que mudou muito desde quando denunciava as mazelas da arbitragem paulista, então sob o comando de Eduardo Farah na FPF, depois que assumiu o cargo na CBF eu pude comprovar exaustivamente.

    Isso de ele ser “mariquinha” é coisa apenas de fofoqueiro e quanto a ser corrupto, mesmo com a explicação atenuante, é acusação das mais graves.

    Que, aliás, perde força quando Gutemberg diz que “tenho provas e quero divulgá-las para contribuir que essa sujeirada toda seja lavada. Tenho certeza de que quando o presidente da CBF apurar os fatos, chegará a um denominador comum e aí sim o torcedor brasileiro voltará a ter confiança nos árbitros”

    Ora, o torcedor brasileiro perdeu a confiança na arbitragem nacional desde 1997, quando houve o famoso “caso Ivens Mendes”, outro presidente da comissão de arbitragens da CBF, que chantageava presidentes de clubes para ser patrocinado em sua campanha para deputado.

    Mendes que foi sucedido por Armando Marques que pressionou o ex-árbitro Loebeling para que este mudasse a súmula do jogo entre Figueirense e Caxias, em 2001.

    Em seguida, em 2005, tivemos o “caso Edílson Pereira de Carvalho.

    Gutemberg vem agora acrescentar mais pimenta ao descrédito, embora acreditando que o enrolado presidente da CBF possa ser garantia de providências saneadoras.

    Fosse mesmo digno, Gutemberg teria denunciado a primeira tentativa de manipulação que testemunhou.

    E isso de dizer que foi alertado que apitaria “jogo do Timão”, mesmo que se saiba que Corrêa é corintiano, parece ser apenas leviano, embora mereça investigação ainda mais por ele dizer que pode provar.

    Que apresente as provas.

    E se explique porque ficou tantos anos calado.

    ResponderExcluir
  4. Outro que opinou

    O fraco Gutemberg de Paula Fonseca e suas acusações de corrupção na arbitragem
    Geral

    De Vitor Birner

    As acusações de Gutemberg de Paula Fonseca contra Sergio Corrêa, presidente da comissão de arbitragem, devem ser apuradas.

    Corrêa continua no cargo e o futebol brasileiro precisa de credibilidade para crescer.

    O último Brasileirão, apesar de ainda sofrer com o monte de erros de arbitragem, não ficou marcado por polêmicas do apito, decisões curiosas do STJD e times desmotivados atuando muito mal em jogos que interessavam aos seus rivais.

    Isso vinha acontecendo nos anos anteriores.

    Logo após a entrevista de Gutemberg à Rádio Jovem Pan, onde o apitador fez as acusações, Leandro Iamin me ligou para comentar o caso.

    Tanto ele quanto este blogueiro acham Gutemberg um árbitro ruim.

    Só as boas relações políticas dele explicavam o fato de ter sido incluído no quadro de sopradores da Fifa.

    E, aparentemente, as questões políticas que o tiraram da elite da ‘apitação’ motivaram as acusações.

    Por que não as fez antes? Estava disposto a aceitar tudo se continuasse como árbitro-Fifa?

    É sobre isso que Leandro Iamin escreveu logo abaixo

    De Leandro Iamin

    Me lembro de quando escrevi, aqui no blog, sobre a Final da Taça Rio que deu ao Botafogo o título estadual de 2010.

    Foi a primeira vez que vi Gutemberg de Paula Fonseca apitar.

    Fiquei estarrecido.

    Na época, fazia levantamentos semanais dos cartões dados ao redor do mundo, e já sabia que o Brasil era o país mais “amarelado” de todos.

    Gutemberg extrapolou.

    Na partida, que nem violenta foi, ele deu 17 amarelos, além de 2 vermelhos e 2 pênaltis discutíveis.

    Em outros jogos, como este, por exemplo, notei o claro destempero do apitador na hora de manter a disciplina.

    Em 2011…

    No ano passado, Gutemberg virou árbitro Fifa. Entrou no lugar de Péricles Bassols.

    Mas, agora em 2012, Bassols retomou o posto em detrimento de Gutemberg que, após ganhar o tal escudo, não foi escalado para nenhum clássico no Estadual do Rio.

    O motivo dessa troca não se sabe.

    Ambos são fracos.

    Em setembro último, Gutemberg apitou o jogo mais polêmico do país no ano, entre Fortaleza e CRB, pela Série C .

    Declarou que viu diálogos entre atletas dos times sobre a partida do Campinense (que definia o rebaixamento ou não do Fortaleza).

    Em 2012 a consciência doeu?

    O árbitro em questão deu uma entrevista para a Jovem Pan.

    Chamou Sérgio Corrêa, Presidente da Comissão de Arbitragem, de “Mentiroso, mariquinha e corrupto”.

    No trecho mais palpitante da entrevista, acusou Sérgio Corrêa de, por telefone, dar recomendações suspeitas aos árbitros.

    E citou um caso:

    “Ele me disse antes do jogo em que o Corinthians ganhou por 5 a 1 do Goiás: ‘é jogo do Timão, hein?’. O que eu posso entender com isso? Que se o Corinthians não ganha, eu posso nunca mais ser escalado”, disse Gutemberg.

    Opinião

    Só depois de tanto tempo, e só depois de perder o escudo da Fifa, o Sr. Gutemberg resolveu contar o fato ocorrido em 2010?

    O incômodo de ser pressionado pelo seu chefe, tal qual acusa, não foi suficiente para ele se recusar a soprar naquele jogo e não compactuar com algo que, hoje, julga ser errado?

    Opinião de Leandro Iamin

    Gutemberg de Paula Fonseca não contaria isso se continuasse como árbitro da Fifa.

    Falou porque lhe tiraram o mimo e o fizeram dar um passo atrás na carreira.

    Gutemberg, caso realmente se importasse com o andamento das coisas, não teria guardado esse e os outros casos, sobre os quais alega ter ”tudo documentado”. .

    Ele preferiu trabalhar calado, sem sinais de insatisfação, e ganhar o escudo Fifa, o qual aceitou das mãos dos mesmos que hoje acusa.

    Torcida

    Espero que as acusações sejam devidamente apuradas.

    Se forem verdadeiras, ao menos as coisas pessoais de Gutemberg servirão ao bem comum.

    Férias

    Vitor Birner está em férias e volta ao blog em primeiro de fevereiro

    ResponderExcluir
  5. Acusador do presidente da Conaf vai ajudar a FIFA (ajudou?)

    O árbitro Gutemberg de Paula Fonseca quer se colocar à disposição da Fifa, que vai investigar denúncias de corrupção na arbitragem brasileira. Em entrevista ao UOL Esporte, o juiz que desde sábado está fazendo acusações contra o chefe da arbitragem nacional, Sérgio Corrêa, disse que seus advogados vão notificar a entidade sobre o seu interesse em colaborar.


    “Isso [a visita da Fifa] para mim foi uma grande novidade. Eu já avisei meus advogados e eles vão notificar a Fifa, me colocando à disposição da investigação”, disse Gutemberg de Paula Fonseca.

    O árbitro foi excluído do quadro da Fifa em 2011 e atacou Sérgio Corrêa. Ele diz ter um compilado de documentos com mais de mil páginas sobre os problemas da atual administração.

    Gutemberg diz ter se sentido pressionado por Corrêa em diversos momentos da carreira, inclusive antes de apitar um jogo do Corinthians. Uma de suas principais acusações é a de que o chefe de arbitragem instituiu que todos os árbitros teriam de lhe telefonar antes de jogos importantes.

    ResponderExcluir
  6. Juiz mosta recortes de jornal para provar o que acusou!

    Pivô da mais recente polêmica envolvendo a arbitragem brasileira, o ex-árbitro Gutemberg de Paula Fonseca conta com um dossiê formado basicamente por material recolhido da internet para sustentar as acusações feitas por ele contra a Comissão de Arbitragem da CBF.

    Em contato com a Folha por telefone, Gutemberg se recusou a enviar os documentos que diz serem suficientes para incriminar o presidente da comissão, Sérgio Corrêa, a quem acusa de ser corrupto e de pressioná-lo antes de um jogo do Corinthians no Campeonato Brasileiro-2010.

    O ex-árbitro permitiu que um fotógrafo da Folha fosse a seu escritório para fotografar os documentos reunidos em dossiê, que, segundo ele, tem mais de 1.000 páginas.

    E o que se viu foi uma compilação de reproduções de reportagens publicadas em sites sobre casos que envolveram Corrêa e outro membro da comissão de arbitragem.

    Todos eles amplamente divulgados à época e que foram arquivados por Ministério Público ou STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

    "Eu mostrei o dossiê todo, mas tem certos documentos que eu não podia abrir porque estão sob segredo de justiça", declarou Gutemberg.

    "Eles [os acusados] não sabem a quantidade de coisas que eu tenho, e eles esperam que eu comece a botar para fora. Gostaria de colocar tudo isso na mesa e mostrar para a opinião pública", disse.

    Gutemberg diz que não tornou as provas públicas para que os acusados não se articulem para descaracterizar o material que ele diz ter.

    Ele afirma que só irá mostrar os documentos quando forem solicitados pela Justiça ou pela Fifa, que pretende acompanhar o caso.

    Entre os papeis que Gutemberg mostrou à Folha estão reportagens sobre denúncias feitas a partir de 2007, ano

    em que Corrêa assumiu a Arbitragem da CBF.

    Uma delas, retirada de um clipping com notícias de jornais preparado pelo Ministério Público de Pernambuco, é sobre a denúncia feita em 2007 pelo ex-presidente do Santa Cruz, Edson Nogueira, de um suposto esquema de manipulação na Série B.

    O caso envolveria Paulo Jorge Alves, então membro da comissão de arbitragem.

    Outra, retirada do site do "Zero Hora", é sobre a acusação feita pelo chefe de arbitragem da federação do Rio, Jorge Rabello, de que Corrêa teria oferecido dinheiro para que juízes aceitassem ser excluídos do quadro da Fifa.

    Ambas terminaram sem punições, tanto na Justiça comum como na desportiva.

    Alves é um dos alvos de Gutemberg. Em 2007, o ex-juiz acusou o árbitro Pablo Alves, filho do dirigente, de reunir dados que demonstravam que Gutemberg tinha dívidas pendentes e entregá-los a um jornal na tentativa de prejudicar o colega, que ainda não portava o brasão da Fifa.

    Segundo as regras da comissão, um juiz só entra na escala se não tiver débitos. O caso também foi arquivado.

    Segundo Gutemberg, foi nessa época que ele passou a ser perseguido. "Eu buscava uma vaga da Fifa, e o Pablo era concorrente", disse. "Mais cedo ou mais tarde a verdade vai aparecer."

    Fonte: Folha de São Paulo

    ResponderExcluir
  7. Gustavo Poli, do site Globo.com

    Muito tempo atrás, numa galáxia muito distante…

    Num país fictício, surreal e onírico, um árbitro honesto e indignado resolveu denunciar a corrupção na arbitragem local. Depois de muitos anos de carreira, aguentando calado, nosso herói não suportou mais a sujeira justo quando… foi excluído dela.

    Neste mundo de fantasia, esse mesmo árbitro havia sido indicado um ano antes para o rol dos melhores árbitros desta nação imaginária: tinha passado a integrar o cobiçado quadro internacional. Havia chegado ao ápice da carreira – tirando a vaga de um colega que tinha entrado há apenas um ano – sem grande diferença técnica que justificasse a troca.

    Certamente nem numa improvável ficção soariam críveis os rumores que davam conta de que essa indicação súbita tinha sido fruto de um exótica composição. Não soaria plausível, mesmo neste país surreal, que uma promessa de terreno para um CT de arbitragem pudesse fazer parte de uma indicação para um órgão ilibado. Uma mente delirante teria até imaginado a divulgação da maquete deste mesmo CT – assim como o agradecimento que um dirigente local fez a um certo vereador pela iniciativa. E, mesmo nesta doentia criação, o fato do árbitro honesto e indignado ser assessor deste vereador não poderia passar de coincidência. Também seria comprovadamente inverídico o boato de que, por conta da maquete, a federação local ficou com um débito com certa construtora – e teve que ceder espaço em uniforme de arbitragem para quitá-lo.

    Criativo, mesmo, é o fim da delirante narrativa. Em algum momento a gleba prometida teria empacado nos escaninhos da burocracia. As obras que deveriam ter começado rapidamente... não começaram nunca. Imagine-se a felicidade dos mandatários do futebol regional e nacional ao descobrir a notícia. Conjecture-se quão profunda foi a alegria desta gente fina, elegante e sincera ao descobrir que tinha comprado um terreno na lua. Por conta disso, nesta desventura borgiana, teria despencado a estrela do árbitro imaginário. O posto no quadro internacional virou fumaça. No epílogo, um mero dia depois de ver que seu tigre miava, o excluído apitador se vestiu de paladino da moralidade. Passou a atacar lugares-tenentes, criar fatos e manipular torcedores com frases de efeito. A imprensa da pátria surreal fez seu trabalho: ouviu o súbito moralista – e ponderou seus motivos. Afinal, quem pôs o jabuti na árvore… que o administre.

    O arvorismo quelônio, vez por outra, ilumina bastidores. Neste conto, porém, é provável que as denúncias tenham tanta substância quanto o latifúndio em órbita. De toda sorte, alguma virtude o corretor da gleba lunar possui. Afinal é necessário talento… para iludir ilusionistas.

    Mas, claro, estamos falando de um delírio absoluto. Nem no mais fictício dos países seria aceitável admitir que as improbabilidades acima descritas pudessem fazer parte da realidade.

    ResponderExcluir
  8. Ouça as denúncias contra o presidente da Conaf na Guaíba

    http://www.radioguaiba.com.br/Esportes/?Noticia=379242
    http://www.radioguaiba.com.br/Esportes/?Noticia=379243
    http://www.radioguaiba.com.br/Esportes/?Noticia=379244

    ResponderExcluir
  9. Futebol & Cia

    Essa é mais uma da série "estamos de olho". Eu não sei se com o início dos campeonatos estaduais e da disputa da Libertadores da América você, torcedor, ficou tão empolgado com a reestréia do seu time na temporada que acabou se esquecendo de certas coisas. Bom, só sei que eu não esqueci. E diante disso, eu pergunto:

    ONDE É QUE ESTÃO AS EVIDÊNCIAS QUE COMPROVAM AS DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO FEITAS POR GUTEMBERG DE PAULA FONSECA NO INÍCIO DO ANO??? ATÉ AGORA NÃO VIMOS NADA!!!

    SE O ÁRBITRO AFIRMA QUE JÁ TEM UM VASTO MATERIAL COM GRAVAÇÕES, DOCUMENTOS E TESTEMUNHAS PARA COMPROVAR AS SUAS DENÚNCIAS, O QUE RAIOS ELE ESTÁ ESPERANDO PARA DIVULGAR TUDO ISSO??? O FIM DO MUNDO???

    E POR QUÊ RAIOS OS OUTROS ÁRBITROS NÃO SE MANIFESTAM O ASSUNTO??? SERÁ MEDO DE REPRESÁLIAS??? OU SERÁ QUE É MEDO DE PARECER QUE ESTÁ CAVANDO UMA VAGA NOS QUADROS DA FIFA???

    Olha, pode não parecer, mas eu tenho um grande respeito pelos árbitros brasileiros. São pessoas que escolheram uma das profissões mais ingratas do mundo do futebol e que são crucificados ao menor deslize. Mas eu também não posso me calar diante das denúncias (gravíssimas) feitas por Gutemberg de Paula Fonseca e até agora não comprovadas.

    A cada dia que passa, parece que a teoria do choro por ter ficado de fora dos quadros da FIFA fica mais e mais forte. De qualquer maneira, estamos de olho...

    ResponderExcluir
  10. Blog do Flávio Campos

    Será que Gutemberg prova o que disse ?

    Alguns leitores perguntam a minha opinião sobre a polêmica entrevista concedida pelo árbitro carioca Gutemberg de Paula Fonseca, denunciando corrupção nas arbitragens e um suposto favorecimento a alguns clubes, especialmente o Corinthians. Sempre houve corrupção no futebol.

    Penso que as denúncias terão que ser investigadas, mas prefiro esperar mais um pouco para assumir uma posição. A denúncia vem de um árbitro excluido do quadro da Fifa e com carreira encerrada. Me parece mais um desabafo cheio de recalques, feito por um cara que "perdeu a boquinha".

    Ele terá que provar tudo que disse. Tomara que consiga. Mas, por enquanto, nada poderá ser feito. Até porque os dirigentes que comandam o futebol não têm interesse em fazer alguma coisa. Só lamento que Gutemberg não tenha feito estas denúncias quando participava do mundo do futebol. Esperou demais para falar.

    ResponderExcluir