domingo, 8 de janeiro de 2012

Moeda que explica impedimento está errada, dizem árbitros

Iniciativa da organização dos Jogos Olímpicos de Londres e da Casa da Moeda britânica de homenagear a lei do impedimento nas moedas de 50 centavos de libra cria polêmica.

E-mail

moeda


Considerada uma das regras mais complicadas de se explicar para uma pessoa leiga ou pouco familiarizada ao futebol, a lei do impedimento acabou homenageada, em nome da
modalidade, pela organização dos Jogos Olímpicos de Londres em conjunto com a Casa da Moeda britânica nas moedas de 50 centavos de libra (R$ 1,42), na última quarta-feira - ao lado de outras 29 modalidades esportivas. Porém, na sexta-feira, o jornal The Guardian publicou reportagem mostrando que a figura retratada na moeda remete à lei antiga da regra e é totalmente confusa aos padrões atuais.
Nela, um atleta tem duas opções de passe: a primeira, à esquerda, mostra um triângulo "à frente" do penúltimo zagueiro - o que caracteriza a infração. Já a segunda figura, com a representação dos jogadores por um quadrado ao lado de outro triângulo (representando atletas de times distintos) traz a inscrição "não impedido". Porém, como explica a reportagem do veículo britânico, a representação mostra a lei de impedimento que vigorava no futebol até 1995, ano da aplicação do chamado "impedimento passivo" pela International Board - órgão responsável pela regulamentação das regras do futebol mundial.

O impedimento passivo acontece quando um jogador em situação irregular veja um lançamento em sua direção, mas opte por se omitir da jogada para que um companheiro, em condição legal, possa receber a bola e prosseguir com o ataque. A regra diz que, no momento do lançamento, o jogador do ataque alvo do passe deve estar posicionado, ao menos, na mesma linha do penúltimo adversário em seu campo de defesa.

Como resposta às críticas, a Casa da Moeda britânica alegou que a inscrição gravada na moeda foi feita para "provocar discussão" sobre o tema, argumento prontamente rebatido por Mal Davies, membro da Associação de Árbitros da Inglaterra, que explicou que o uso da informação antiga é "embaraçosa" e pode se tornar uma forma de pressionar os árbitros em partidas, além de fazer a regra ficar ainda mais confusa.

A polêmica ficou completa com a defesa por parte do designer da moeda, Neil Wolfson, explicando que ela apenas sinaliza uma posição de impedimento e que a falta de espaço não permitiu que a figura tivesse maiores detalhes. A Casa da Moeda colocou em circulação na Inglaterra aproximadamente 500 mil moedas homenageando o futebol, com a inscrição alusiva ao impedimento.

Fonte: Terra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário