terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Rumo à modernidade

Apito do Bicudo

Finalmente, começa a Associação Profissional de Árbitros do Paraná (Apaf),  a deter-se na questão da arbitragem com mais dedicação, pois até pouco tempo, esse setor era considerado de mínimo "potencial, apesar de toda a sua relevância para as competições da Federação Paranaense de Futebol.

A exemplo dos atletas, a confraria dos homens de preto paranaense, deve viver motivação superior pelo que representa na área que desenvolve. São distantes os tempos em que se propiciava ao árbitro a justa prerrogativa na proporção exata do que representa, e sempre para o esporte das multidões.

Tanto é que para o exercício de 2012, adotaram-se medidas compatíveis, merecendo até a afirmação de que o futebol do Paraná, no que tange a arbitragem está dando passos expressivos rumo à modernidade.

Além da pré-temporada, da implementação do ponto eletrônico, a Apaf anunciou a presença do  instrutor da Fifa e presidente da comissão de Árbitros da Federação Portuguesa de Futebol, Vitor Pereira (foto acima), na fase preparatória que antecederá o início do próximo campeonato estadual.  Medidas que tiveram repercussão positiva junto aos clubes, dirigentes, atletas, imprensa e torcedores. O personagem mencionado é possuidor de  know how indiscutível no setor de arbitragens e sua presença traz e dá dimensão extraordinária na didática relativa as Regras do Jogo de Futebol.

Um dia isso teria que acontecer na arbitragem do futebol do Paraná. Já que é notório ante a opinião pública e nos próprios árbitros paranaenses, que a administração da Federação Paranaense de Futebol, agiu e investiu praticamente nada no setor do apito  nos últimos  anos. Mas, o que irá acontecer nas próximas horas, é mérito da nova forma de pensar e proceder da atual diretoria da Apaf, que sob a regência do Dr. Claudio Pacheco, um visionário, está  mudando a dinâmica e a forma de observar e lidar com o personagem árbitro de futebol.  
PS: É o melhor presente que poderia receber o quadro de árbitros de futebol da terra dos pinherais neste ano que está se findando. De outro lado, quem me acompanha diariamente neste espaço,  é testemunha da minha labuta no sentido de que os nossos árbitros fossem submetidos a esse tipo de procedimento, objetivando dotá-los de qualidade para quando chamados para os testes seletivos pela CA/CBF, reunam as condições necessárias e alcancem lugar de destaque na arbitragem brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário