segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Sem a presença dos Fifa, rodada foi normal

Futebolparanaense.net
Jaílson Macedo de Freitas estava com a visão obstruída no lance do suposto pênalti em Ronaldinho Gaúcho.
A 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, disputada no final de semana que passou, foi uma das poucas que não teve a presença de nenhum árbitro do quadro da Fifa, apitando na Série A este ano. Se trouxe preocupação às equipes antes da bola rolar a não inclusão dos nomes considerados da elite da arbitragem brasileira, no  crepúsculo de tarde e no limiar da noite de domingo, os apitos escalados tiveram a aprovação da CA/CBF nas usas decisões.

Com o epílogo do Brasileirão se aproximando, e a acirradíssima disputa que ora se trava na parte de cima e na parte de baixo da tabela, é exigido do árbitro e seus assistentes, 100% de acerto nas tomadas de decisões. Alguns árbitros escalados na rodada do final de semana,  são jovens promissores em processo de maturação, e num esporte que na nossa opinião é composto no seu bojo de  50% de esporte e 50% de sociologia, dirigir um espetáculo com essas características não é fácil.

O futebol é o único esporte que tem essa  equilibrada interface – só um cego não vê – é capaz de provocar infarto e morte, briga entre vizinhos e às vezes entre familiares. É o verdadeiro impacto sócio-econômico dos pés na bola que procuro mostrar nas palestras que tenho feito ao longo do tempo para os mais diversificados públicos, objetivando  mostrar  suas peculiaridades lúdicas, sociais e
econômicas.

Feito o intróito acima, cumprimento os árbitros Andre Luiz de Freitas Castro, Wiltom Pereira Sampaio (o mais jovem ASP/Fifa),  Celber W. Abade, Jailson Macedo de Freitas, que não marcou um penal  em desfavor do Coritiba x Flamengo, mas é bom lembrar que o seu campo visual estava obstruído  pela presença de vários jogadores a sua  frente. Anderson Daronco, Nielson Nogueira Dias, que foi asperamente criticado numa partida de alta dificuldade e saiu-se muito bem.
Blog do Bicudo
Luiz Flávio de Oliveira cometeu apenas pequenos erros em seu último jogo
Edivaldo Elias da Silva, Antonio Schneider, Luiz Flavio de Oliveira e Periclez Bassols Cortez. Todos cometeram pequenos equívocos, mas se tivéssemos os Fifa apitando, os erros, os senões, as reclamações,  as insurreições, e a transferência de responsabilidade daquilo que os técnicos e os atletas deixaram de fazer ou se equivocaram, seria  transferido automaticamente aos denominados árbitros top de linha do nosso futebol.
Futebolparanaense.net
Andre Luiz de Freitas Castro fez uma boa arbitragem
PS: como um toque final deste articulado, sabendo-se que o  Campeonato Brasileiro, um dos maiores do mundo, está em tempo de afunilamento, sem tirar o crédito ou o mérito de todos aqueles que apitaram na última rodada, parece-nos, que os responsáveis pela escalação, foram por demais otimistas ao não escalar nenhum dos 10 árbitros da Fifa,  com os quais pode manejar, de
forma a afastar quaisquer surpresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário