quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Renovar com cautela

Confesso, que não iria me manifestar sobre a escala de árbitros deste final da semana do Brasileirão/2011, no que tange a Série A. Mas sou provocado por um número expressivo de e-mails, a emitir opinião sobre as designações dos árbitros, Anderson Daronco, Andre Luiz de Freitas Castro, Evandro Rogério Romam e Francisco Carlos Nascimento. O questionamento da maioria esmagadora das correspondências eletrônicas, é contrário ao tratamento que Romam, que é Fifa/PR, diante dos problemas de ordem física que apresentou, vêm recebendo da CA/CBF.

A alegação é de que todos os árbitros deveriam ser tratados pelos homens responsáveis pelas escalas da casa que manda no futebol brasileiro, de maneira equânime. Discordo em gênero, número e grau. Cada árbitro tem a sua peculiaridade, suas nuances físicas, técnicas, táticas, psicológicas. É verdade que Evandro Romam enfrentou problemas físicos em função de um descuido da sua parte, e, sobretudo, pelo estágio decadente e de letargia, que viceja no quadro de árbitros da Federação Paranaense de Futebol. Mas após ser aprovado no teste físico da Fifa, suas atuações até a presente data não merecem nenhum tipo de censura. E, numa competição de excelência, como é o Campeonato Brasileiro, não se pode abdicar de um talento como o indigitado árbitro.
Anderson Daronco 
Quanto a Anderson Daronco (foto), já o vi atuar com brilhantismo na Série B, e pelas informações que recebi é um jovem de futuro. Porém, precisa ser lapidado, e isso significa ser lançado gradativamente com acuidade em jogos de maior robustez. Andre Luiz Castro e Francisco Carlos Nascimento (foto), são Asp/Fifa, e compõe um grupo de árbitros da nova geração, que está sendo gerada pela CA/CBF na Granja Comary, e pelo andar da carruagem até aqui, irão brigar em curto espaço de tempo pelo escudo da Fifa, já que suas atuações vêm num crescente de ano para ano.
Francisco Carlos Nascimento
PS: Anderson Daronco (RS), apita Coritiba/PR x América/MG. Já Francisco Carlos Nascimento (foto-Asp/Fifa/AL), dirige Santos/SP x Atlético/PR, num jogo de extrema complexidade,dada a condição do rubro-negro de Curitiba na tábua de classificação. Renovar é preciso, mas com cautela. E é o que está fazendo com muito desvelo, Sérgio Corrêa da Silva e seus congêneres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário