quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Escala inteligente

Allan Costa Pinto


Observo com desvelo, o equilíbrio e a coragem da CA/CBF, na confecção da escala de árbitros da 31ª rodada do Brasileiro/2011. Sinto na designação dos nomes que irão laborar nesta rodada, a intenção de Sérgio Corrêa da Silva e seus congêneres, de proteger alguns árbitros que são considerados ícones da arbitragem nacional, e, por extensão, o propósito de proteger a imagem dos atletas e do próprio futebol. Faço esta afirmação, ao presenciar Heber Roberto Lopes e Paulo Cesar de Oliveira, dois expoentes do apito brasileiro, há várias rodadas atuando na Série B e em alguns casos na C. Tudo com o escopo de ter nas rodadas que se avizinham, árbitros experientes para apitarem as partidas decisivas do Campeonato Brasileiro.
Ao contatar três presidentes de equipes que disputam a principal divisão do futebol brasileiro e, por conseguinte, da segunda divisão, todos reagiram de forma positiva e afirmaram tratar-se de escala inteligente. Sem exceção, o triunvirato vociferou, que esperam dos árbitros a proteção máxima no que tange a integridade física dos atletas no campo de jogo, e a punição em conformidade com a regra, daqueles jogadores que agirem em descompasso com as normas que regem o maior espetáculo da terra, no caso o futebol.
Allan Costa Pinto

Confira abaixo a escala e os jogos.
Palmeiras/SP x Figueirense/SC
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG)

Fluminense/RJ x Atlético/MG
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (CBF/1/RS)

América/MG x Grêmio/RS
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (Asp/Fifa/PE)

Avaí/SC x Botafogo/RJ
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa/DF)
Allan Costa Pinto

Atlético x Ceará/CE
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes (Fifa/SP)

São Paulo/SP x Coritiba
Árbitro: Jailson Macedo de Freitas (CBF/1/BA)

Bahia/BA x Vasco/RJ
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Asp/Fifa/DF)

Internacional/RS x Corinthians/SP
Árbitro: Evandro Rogério Romam (Fifa/PR)

Flamengo/RJ x Santos/SP
Árbitro: Paulo Henrique Bezerra (CBF/1/SC)

Cruzeiro/MG x Atlético/GO
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP)


Foto: Apito do Bicudo
PS: nunca escondi de ninguém, minhas divergências com a forma com que é administrado o fraquíssimo quadro de árbitros do futebol do Paraná, com quem mantenho divergências estratosféricas. Sobretudo pela postura subserviente da Associação Profissional de Árbitros do Paraná, que sob o comando de Afonso Vitor de Oliveira e também da atual direção, se "ajoelhou" à Federação Paranaense de Futebol. Mas, não posso concordar, com as diatribes que vêm sendo pungidas contra Evandro Rogério Romam (foto). É verossímel, que o indigitado árbitro teve problemas de ordem física durante vários meses reprovando em dois testes físicos da Fifa. Mas o seu retorno aos campos de futebol comandando jogos de expressão, e longe da mediocridade que está impregnada no futebol paranaense tem sido auspicioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário