sábado, 29 de outubro de 2011

Autoridade competente


A autoridade é o poder que tem um árbitro para mandar, para impor seu ponto de vista e se fazer respeitar pelos jogadores. Então, quando o arbitro tem "autoridade" é credenciado para exercer um certo poder dentro do campo de jogo, este poder lhe é dado pelas regras, pela sua profissão e pela sua associação à qual pertence, no entanto, ser obedecido por parte dos atletas é fundamental para testá-la e para que eles aceitem as suas ordens, ou seja, o árbitro será respeitado se ele demonstrar que sabe como comandar.
 
Tipos de autoridade
A autoridade de um árbitro pode ser jurídica e moral, a primeira é imposta por obrigação esta dividida em pessoal, linear e funcional, tambem chamada de autoridade de linha, ajuda o arbitro para detectar as ações de um jogador; a pessoal se dá quando é delegada progressivamente à terceiros, exemplo disso é quando o árbitro confia nos seus assistentes alguma situações específicas; a funcional é quando tem de executar sua função. A autoridade moral é imposta por convicção, é técnica quando o árbitro tenha estudado, aprendido ou por experiência; e a pessoal pelos seus atos de vida ou de sua vida exemplar.

Autoridade e poder
A autoridade é um direito cuja legitimidade é baseada na posição que tem a imagem do árbitro nos jogos. O poder é a capacidade que um indivíduo tem para influenciar decisões, portanto, "a autoridade faz parte do conceito mais amplo de poder, isto é, a capacidade de persuadir nas suas decisões apoiada na categoria legítima de um indivíduo"; no entanto, não é necessário ter poder para intervir em uma ação, um exemplo disso é que o árbitro assistente tem autoridade para facilitar e apoiar o desenvolvimento normal de uma partida, mas não tem poder para impor os seus critérios.
 
Autoridade x obediência
A obediência é essencial para o exercício da autoridade.  No caso da arbitragem, o árbitro tem que encontrar as ferramentas para que os jogadores cumpram suas ordens, embora pelo fato de ser nomeado, já ganhou 50%. No caso desta autoridade, no sentido indicado pode-se apoiar nas mais diversas razões de submisão, que são dadas por hábito ou arranjos similares, ou seja, quem joga futebol, sabe de antemão que quem manda é o apito. O árbitro é respeitado, tem autoridade porque demostra que tem conhecimento e o  mais importante que sabe comandar.

Como adquirir
Um árbitro tem cinco maneiras para adquirir a autoridade nos jogos junto aos jogadores, a primeira,  é por meios legítimos, ou seja, acertando nas decisões técnicas e disciplinares; a segunda, é através de coerção, às vezes o árbitro tem que recorrer a repressão e sanções;  a terceira, é dar uma recompensa que o jagador valorize, por exemplo, amizade e apoio para superar situações;  a quarta,  é através da experiência, o conhecimento,os anos de aprendizado sobre a arbitragem, lhe dão  a autoridade de um especialista;  e a quinta, é atraves de uma referência:  Se um árbitro admira outro com o qual se identifica tanto para moldar seu comportamento ou atitudes, esse último é  que dá referencia no sentido de autoridade.

Sugestões úteis
Num jogo, o arbitro carismático pode influenciar outras pessoas, quer  sejam os seus superiores, pares ou subordinados, a autoridade deve-se demonstrar e impor com respeito assim, não importando quem é o participante do jogo. Além disso, nas reuniões não deve ser confundida autoridade com autoritarismo, isto é, o jogador deve ser reprimido, mas também tem que dar liberdade e, finalmente, um árbitro deve separar autoridade privada ou pessoal da autoridade desportiva, e nunca  deve misturar nenhuma destas em sua vida diária.
Fonte: Revista Árbitros/José Borda

Nenhum comentário:

Postar um comentário