quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Para que serve a linguagem corporal?

Segundo a Fifa, a linguagem corporal é uma ferramenta que o árbitro deve usar para ajudá-lo a controlar a partida que estiver dirigindo e demonstrar sua autoridade e autocontrole. Ainda de acordo com a entidade que controla o futebol no planeta, a linguagem corporal não serve para explicar as tomadas de decisões do árbitro.
 Mattia Piffaretti
Foto: swissinfo.ch
Mas para informar melhor o leitor, fui buscar subsídios sobre o tema, com o expoente de psicologia da Uefa, o suíço Mattia Piffaretti, que em recente seminário aos árbitros europeus, expôs como o árbitro pode aperfeiçoar as suas ações dentro do campo de jogo, utilizando esse importantíssimo mecanismo.
Piffaretti aponta que, sua atividade é de semblante universal, o que implica que os árbitros têm que dirigir jogos envolvendo pessoas de diferentes culturas. A linguagem corporal pode ter sua aplicação prejudicada em partidas com torcidas que provocam grandes ruídos, o que significa que o seu impacto será atenuado.
Porém, o psicólogo da Uefa, nomina duas situações em que a linguagem corporal utilizada de forma adequada pode atingir seus objetivos: a primeira, dada a velocidade com que os atletas desenvolvem numa partida de futebol na atualidade, permite efeitos imediatos, evitando constantes interrupções no prélio, desde que   seja necessário abordar o atleta verbalmente.
A segunda, em muitas oportunidades é difícil através das palavras sensibilizar os atletas, sendo que com o uso da linguagem corporal ou de gestos como queiram, a eficácia pode ser mais objetiva.
Essa importante ferramenta preconizada por Mattia Piffaretti, deve sofrer vicissitudes em consonância com as nuances com as quais o árbitro vai se defrontar no transcorrer de uma partida. Ou seja, trata-se de uma forma de comunicação que necessita ser simultaneamente, natural e fluída, explicou o psicólogo.
Na sua assertiva sobre a aplicação da linguagem corporal, o homem que atende os árbitros da Uefa, elenca ainda que, ela exige conscientização, conhecimento cultural e inteligência emocional.
Finalizando, o psicólogo diz que a sua correta utilização permite ao árbitro estabelecer uma relação respeitosa com os jogadores dentro do campo de jogo, auxilia-o a manter a partida sob controle, transmite confiança, tranquilidade, firmeza e autoridade e até mesmo um lado humano do árbitro, por exemplo, no momento de contusão de um atleta.
De tudo o exposto, entendi que o árbitro deve utilizar a linguagem corporal como importante mecanismo para ajudá-lo na direção da partida, mas não deve exagerar e não deve em momento algum alterar a sua personalidade  de árbitro de futebol.
 

PS: A pergunta é.., se os árbitros da Federação Paranaense de Futebol , que compôe o quadro nacional da CBF, atingiram 100% no teste físico da Fifa, por que os mesmos não são escalados com frequência nas competições da CBF, a exemplo dos árbitros de outras federações? Das duas, uma:  ou é falta de qualidade ou de representatividade política no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário