quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Nata dos apitadores na ativa até o fim do campeonato

Geraldo Bubniak/FutebolParanaense.net

Quem apitou, apitou. Quem não apitou não vai apitar mais. É a leitura que se pode fazer dos nomes que constam na escala da 27ª rodada do Brasileirão das Séries A e B. E, na nossa opinião, está mais do que correta a tomada de decisão da CA/CBF, que está deslocando árbitros Fifa para a Série B e até mesmo para a Série C, em algumas partidas. Tal fato ocorre, dada a sequência de equívocos que estão acontecendo de forma reiterada e causando um enorme turbilhão de reclamações junto ao setor de arbitragens da CBF. Falta qualidade aos árbitros e assistentes, e as principais responsáveis por isso, são as federações estaduais.
O grau de dificuldade dos jogos daqui para frente vai exigir muito da arbitragem, e irão sobreviver aqueles que demonstrarem capacidade efetiva nas partidas nas quais forem escalados, independente das nuances que enfrentarão. Quem tem e demonstrou um bom autocontrole, uma boa postura na aplicação dos cartões, autoridade em campo sem ser autoritário (ex. Paulo Cesar de Oliveira- foto)), presença nas jogadas em qualquer parte do campo de jogo, sobretudo nas "zonas negras", área penal e adjacências, resistência (durante os 90 minutos), velocidade (deslocamento rápido), aceleração durante o jogo, e pleno conhecimento e domínio das Regras do Jogo de Futebol, trate de aprimorar os quesitos aqui mencionados, e entre em concentração integral a partir desta rodada, porque o "bicho vai pegar".
Destaque desta rodada é a presença do bom árbitro, Fabrício Neves Correa (foto), da Federação Gaúcha de Futebol. Aliás, os gaúchos e os paulistas são detentores das duas melhores Escolas de Formação de Árbitros de excelência no Brasil. A Federação Paranaense de Futebol, que não consegue revelar um árbitro há mais de uma década, se assim desejarem seus dirigentes, poderia buscar Know how junto as entidades aqui nominadas, e melhorar a qualidade dos seus apitos.
A arbitragem brasileira está há muito sob pressão, mas nunca como nos dias atuais. Não há espaço para árbitros e assistentes meia-boca. Um bom filme para incrementar a autoestima dos homens de preto que irão atuar nas próximas rodadas do Brasileirão, é, " onde os fracos não tem vez". Confira os árbitros e as partidas abaixo.
Geraldo Bubniak/FutebolParanaense.net

Palmeiras/SP x América/MG
Árbitro: Jailson Macedo de Freitas (CBF-1/BA)

Bahia/BA x Avaí/SC
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes (Fifa/SP)

Fluminense/RJ x Santos/SP
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa/PR)

Figueirense/SC x Coritiba/PR
Árbitro: Wilson Luis Seneme (Fifa/SP)

Atlético/PR x Internacional/RS
Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa/SP)

Vasco/RJ x Corinthians/RJ
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa/DF)

Atlético/MG x Ceará/CE
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (Asp/Fifa/AL)

São Paulo/SP x Flamengo/RJ
Árbitro: Fabricio Neves Correa/RS

Atlético/GO x Botafogo/RJ
Árbitro: Alicio Pena Júnior (Especial/MG)

Grêmio/RS x Cruzeiro/MG
Árbitro: Elmo Alves Resende (CBF-1/GO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário