quinta-feira, 22 de setembro de 2011

João Dias no curso da Uefa

João Dias volta a liderar a equipa de instrutores físicos num Curso da Uefa. Após a participação no “CORE 6 – Centre of Refereeing Excellence – Introductory Course”, realizado entre 26 de abril e 5 de maio de 2011, João Dias volta à sede da Uefa em Nyon (Suiça), para participar no “CORE 6 – Consolidation Course”, entre 6 e 13 de Outubro de 2011.
Este programa foi criado para promover a integração de uma equipa de arbitragem (Pré-Internacional) de cada um dos 53 países associados à Uefa. Na vertente física, os objetivos definidos neste programa visaram a planificação, monitorização e avaliação (com a utilização do relógio Polar) de todo o processo de treino, durante seis meses. No CORE 6, João Dias ficou responsável por manter um contacto permanente com os jovens árbitros (trio de arbitragem) de sete países europeus (Dinamarca, República da Irlanda, Geórgia, Sérvia, Espanha, San Marino e Eslováquia).
Depois de ter sido o único preparador físico de árbitros português a participar numa Fase Final de um Campeonato da Europa de Futebol (2004), de Futsal (2007) e do Uefa Regions Cup (2011), João Dias vai voltar a fazer história no processo de formação desportiva nacional, mantendo a confiança da UEFA para liderar uma equipa de instrutores num dos seus cursos.
Este feito é ainda mais meritório pelo facto de pertencer a um restrito grupo de seis preparadores físicos europeus (três belgas, um holandês, um português e um inglês) que desempenham estas funções nos cursos da Uefa. Este grupo é coordenado pelo responsável da metodologia de treino de árbitros de futebol da Fifa/Uefa,  professor  Werner Helsen (Bélgica).
Atual professor de Educação Física na Escola Básica Marquês de Marialva, em Cantanhede, o João Dias trabalha na arbitragem desde 2000/2001. É o responsável pela metodologia de treino e é assessor do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, desde 2007/2008. É responsável pelo Centro de Treino de Aveiro e Coimbra da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), desde 2000/2001. Em 2006/2007, foi escolhido para liderar o Gabinete de Aperfeiçoamento Técnico da LPFP, onde criou e desenvolveu a metodologia de treino integrado para árbitros de futebol.
Para além destas funções, tem participado nos últimos anos em vários eventos nacionais e internacionais, onde tem divulgado o trabalho de formação que está a desenvolver nos Centros de Treino da LPFP.  Nos últimos dois anos, foi o representante nacional (Federação Portuguesa de Futebol) nos cursos da Fifa/Uefa “RAP – Referee Assistance Programme”, onde o trabalho que tem realizado em Portugal tem sido bastante elogiado pelos responsáveis dos dois organismos internacionais e pelos colegas de outros países.
 
Fonte: CNoticias.net/Refereetip - Mantida a grafia de Portugal











Nenhum comentário:

Postar um comentário