sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Eilo de volta

No dia 18 de março do ano em curso, no teste físico da Fifa realizado perla CA/CBF, na cidade de Londrina, aos árbitros da Federação Paranaense de Futebol, que pertencem ao quadro nacional, Evandro Rogério Roman (Fifa/PR), não compareceu. Posteriormente, em julho e setembro deste ano, o indigitado árbitro reprovou nos dois testes físicos da Fifa realizados no Rio de Janeiro e em Brasília.

Evandro Rogério Romam

Em função dos acontecimentos acima narrados por este escriba, nos sites e Blogs onde escrevo, fui interpretado como sendo contrário à arbitragem paranaense, por alguns segmentos arcaicos, tacanhos, do futebol do Paraná, incluindo parte expressiva do quadro de árbitros da FPF de maneira maldosa, e sobretudo pelos áulicos e por aqueles que não conseguem agir com independência. Segmentos esses que não conseguem romper o casulo da subserviência e sequer ultrapassar a divisa de Curitiba com o seu “modus operandi”.



Quando relatei e critiquei o ocorrido com Romam, foi no sentido de mostrar a importância de se ostentar o escudo da Fifa, e as consequências indeléveis da sua perda caso isso acontecesse. Felizmente não aconteceu. Ressalte-se de que a notícia dos fatos e as críticas além da sua pertinência, trouxeram em todas as ocasiões a preocupação de que, se houvesse a perda do escudo Fifa, o futebol paranaense não tinha ninguém à altura para substituir Evandro Rogério Romam. E a principal prova de que não temos ninguém preparado para tão difícil missão, são as escalas do campeonato brasileiro da Série A, que estão circunscritas ao personagem solitário de Heber Roberto Lopes. Não adianta ter trezentos árbitros inscritos na FPF, se a qualidade é meia-boca. Ontem, no Rio de Janeiro (15/09/2011), às 20h, na pista do complexo Celio de Barros, submetido ao derradeiro teste físico da Fifa, pela CA/CBF, Evandro Rogério Romam foi aprovado.



De tudo que foi dito, ganha o futebol do Paraná, porque mantém o escudo da Fifa num dos seus árbitros, e, por extensão, a cada rodada em que vencer o sorteio leva dois assistentes consigo. E, ganha o futebol brasileiro, porque Romam é um árbitro de ótima qualidade e de caráter moral inatacável.



PS (1): diferentemente da propaganda enganosa que graça pelo País afora, e para restabelecer a verdade informo: Evandro Rogério Romam, Heber Roberto Lopez e Roberto Braatz, foram guindados ao quadro da Fifa na gestão de Onaireves Nilo Rolim de Moura.



PS (2): não concluíram o teste físico da Fifa, ontem no Rio de Janeiro, por motivo de contusão, os árbitros Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS), Luiz Flávio de Oliveira (Asp/Fifa/SP) e Márcio Chagas da Silva (Asp/Fifa/RS). Isso significa que na tarde hoje, a CA/CBF irá realizar novo sorteio, para as partidas Atlético/PR x Figueirense/SC e Avaí/SC x Palmeiras/SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário