quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Raio-X da arbitragem

Stanley Rous, o sexto presidente da Fifa de 1961 a 1974, afirmou numa de suas entrevistas, que a carreira do árbitro de futebol é similar a uma maratona (corrida de longa duração), onde é necessário muita paciência e perseverança para atingir-se os objetivos. Além disso, Rous afirmava que para um árbitro fazer uma boa arbitragem, não basta apenas correr. É preciso um bom posicionamento e uma ótima coordenação psicomotora.

Realizado o intróito acima, quero discorrer sobre a extraordinária performance do árbitro, Felipe Gomes da Silva (CBF-1/RJ), foto, 31 anos, que apitou na quarta-feira que passou, Atlético/PR 2 x 1 Cruzeiro/MG. Além de explicitar algumas qualidades citadas pelo ex-presidente da Fifa, a atuação do indigitado árbitro foi marcada do primeiro ao último segundo pelo equilíbrio, pela inteligência, por extrema frieza em todas as tomadas de decisões, pela imparcialidade, pela educação e quando foi necessário tomar decisões enérgicas, foi enérgico sem ser autoritário. Excelente atuação em jogo dificílimo. Méritos para Sérgio Corrêa da Silva, presidente da CA/CBF, o grande descobridor desse extraordinário talento.

Árbitros silenciam diante da brutalidade

Em 2009, Caxias x União Ahu, campeonato da suburbana de Curitiba, patrocinado pela Federação Paranaense de Futebol, por muito pouco o árbitro daquela partida não chegou a óbito, vítima da sanha de um bando de trogloditas. No último sábado (13/8/2011), em partida jogada sob a jurisdição da Federação Paranaense de Futebol, jogavam ABE Novo Mundo x ABE Calisto, quando uma horda de atletas da equipe do ABE Calisto, partiu para cima do árbitro Faustino de Marchi Amarila, da FPF, agredindo-o com socos, pontapés, capoeiras etc.... O que era para ser uma tarde de entretenimento e lazer, transformou-se em sangue que jorrou das mãos e das costas do nominado árbitro, conforme relatado no Boletim de Ocorrência Unificado, lavrado no CIAC/SUL do Portão. Esse é o retrato do futebol amador que se pratica na atualidade na capital paranaense, que vai sediar a Copa do Mundo de 2014.
PS: a vítima acima mencionada deve de imediato procurar a Justiça seja Criminal ou Cível, para responder aos seus agressores, sem esquecer na oportunidade de também denunciar os pertencentes ao clube agressor e a própria Federação Paranaense de Futebol, responsável no caso por inúmeras razões, entre outras pela falta de policiamento, muito embora seja dever imperativo do árbitro não iniciar nenhum jogo sem a presença ostensiva da polícia.

Um comentário:

  1. ESSE PILANTRA JÁ PREJUDICOU O FLAMENGO VÁRIAS VEZES E OUTROS CLUBES TAMBÉM. HOJE ELE AFUNDOU O FLAMENGO CONTRA O BOA VISTA, É UM PÉSSIMO ÁBITRO E NÃO DEVERIA APITAR NEM JOGO DE BOLINHA DE GUDE.

    ResponderExcluir