sábado, 27 de agosto de 2011

Professor Heber Roberto Lopes

De acordo com o Dicionário Aurélio, professor é aquele  que ensina uma ciência, uma arte, uma técnica, uma disciplina e é considerado mestre. Heber Roberto Lopes, o árbitro do clássico,  Coritiba/PR 1 x 1 Atlético/PR, demonstrou todas as qualidades acima e sua atuação deve ser observada e transmitida, sobretudo ao quadro de árbitros da Federação Paranaense de Futebol.

Do primeiro ao último segundo,  o indigitado árbitro da FPF e da Fifa não permitiu nenhuma conduta antidesportiva; não aceitou que os atletas envolvidos no clássico desaprovassem com palavras ou gestos suas tomadas de decisões; não permitiu que os atletas infringissem persistentemente as Regras do Jogo de Futebol; não permitiu o retardamento da partida quando ele foi paralisada por algum motivo da regra, agilizando o seu reinício incontinenti; não permitiu que os jogadores se posicionassem a menos de 9,15 metros nas cobranças de tiro livre e tiro de canto; não permitiu que nenhum atleta retornasse ao campo de jogo quando saiu sem a sua permissão; não permitiu que nenhum atleta abandonasse deliberadamente o campo de jogo sem a sua aquisciência.

Quando algum atleta ousou infringir as leis do jogo, agiu com energia sem ser autoritário. Mostrou ser um árbitro moderno comunicando-se com os atletas, assistentes e os membros das área técnica, através do olhar, dos sinais, da fala, da expressão corporal e, quando necessário, advertiu os infratores com cartão amarelo em consonância com as determinações da Fifa. 

Numa linguagem simples: Heber Roberto Lopes esteve perfeito na apresentação, seu aspecto fisionômico explicitou serenidade total, utilizou o apito e o som de forma adequada, excelente postura, ou seja, portou-se como um artista faria seu trabalho num teatro e esbanjou condição física, já que não perdeu um único lance do nominado jogo.   Os assistentes Roberto Braatz e Bruno Boschilia, foram perfeitos em todos os posicionamentos, sinalizações e trabalho em equipe. Excelente arbitragem!

PS: ao excluir da área técnica, o  treinador do Atlético/PR,  Renato Portaluppi, aos 43’ da etapa inicial, o árbitro Heber Roberto Lopes agiu com correção. A  Fifa  diz que o técnico e demais ocupantes da área técnica  deverão comportar-se de maneira adequada, o que não vinha acontecendo com o treinador do rubro-negro da Arena da Baixada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário