sexta-feira, 29 de julho de 2011

Os melhores assistentes

Foto: Apito do Bicudo
Hausmann e Braatz ladeados por Colina e Simon.
Recebo e-mails questionando o porquê deste colunista indicar apenas os melhores apitos, e não apontar os melhores árbitros assistentes do Brasileirão até o momento. Então vamos lá: analisando o conjunto de atribuições dos assistentes num jogo de futebol, a partir do posicionamento e trabalho em equipe que versa sobre o tiro de saída, o posicionamento durante a partida, no tiro de meta, quando o goleiro solta a bola de suas maõs, no tiro penal, nos momentos em que um gol é consignado, no tiro de canto, nos tiros livres (direto e indireto), nos sinais com a mão ou gestos, na técnica de deslocamento (os movimentos laterais), na utilização da bandeira eletrônica (bip), nos sinais de substituição, arremesso lateral para o atacante, arremesso lateral para o defensor, no tiro de meta, no tiro de canto, no impedimento, parte próxima do campo, no impedimento no centro do campo e impedimento na parte mais afastada do campo.


Na falta cometida por um defensor, na falta cometida por um atacante, na técnica de utilização da bandeira e trabalho em equipe, nas substituições, no posicionamento das faltas fora/dentro da área penal, nos confrontos coletivos, no contato visual com o árbitro em situações em que é necessário este tipo de visualização e na entrada em campo para auxiliar o árbitro na contagem dos 9,15 metros, os melhores são: Altemir Hausmann (Fifa/RS), Marcelo Bertanha Barison (CBF-1/RS), Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Roberto Braatz (Fifa/PR).

Marcelo Henrique vem aí

Após brilhante participação nos jogos mundiais militares, inclusive apitou a final, o ótimo árbitro Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ), retorna a Curitiba no final de semana e no limiar da noite de domingo, comanda Atlético/PR x Santos/SP.

Tenho predileção pelo estilo de alguns árbitros em dirigir uma partida de futebol. E, o indigitado árbitro é um deles, porque exprime nas suas tomadas de decisões no campo de jogo (através de ações, gestos e palavras), ótima concentração, perfeito controle emocional, bom condicionamento físico, posicionamento impecável em campo, firmeza nas decisões, pleno domínio das regras do futebol e, acima de tudo, nos jogos que tenho observado, imparcialidade e muito entusiasmo. Condições sine qua non para que um árbitro realize uma ótima arbitragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário