quinta-feira, 30 de junho de 2011

Uefa anuncia nova nomenclatura do comitê de Arbitragem

A Uefa, entidade que controla o futebol europeu, anunciou nesta quarta-feira a nova lista e os nomes dos membros que irão compor os 19 comitês da entidade para o período de 1º de julho de 2011 à 30 de Junho de 2013. Esses comitês são responsáveis pela aplicação das diversificadas  metodologias  que regem o futebol no Velho Continente. Me chamou a atenção a composição e  as atribuições  do Comitê de Arbitragem da Uefa, e acredito que vários itens abaixo elencados poderiam ser implementados de acordo com as peculiaridades de cada federação estadual e, sobreutdo, da CBF. Confira abaixo.

O Comitê de Arbitragem é composto por um presidente e um presidente-adjunto (em regra, membros do Comitê Executivo) e do número de vice-presidentes e/ou membros ordinários considerados necessários para o bom funcionamento do comité.
O Comité de Arbitragem:
a) nomeia árbitros para as competições da UEFA, em cooperação com a administração da Uefa;
b) avalia e elabora as classificações de árbitros e árbitros-assistentes;
c) conduz um programa de desenvolvimento para instruir e educar os árbitros, árbitros-assistentes, árbitros de futsal, instrutores e observadores de árbitros, de modo a assegurar a aplicação correcta, uniforme e consistente das Leis de Jogo;
d) identifica e apoia árbitros internacionais promissores;
e) representa a Uefa perante as federações membro em assuntos de arbitragem;
f) desenvolve a arbitragem nas federações que compõem a Uefa através da implementação da Convenção da Uefa sobre Educação e Organização de Árbitros (daqui em diante Convenção de Árbitros);
g) estuda propostas do Painel de Convenção de Árbitros;
h) estuda alterações propostas às Leis de Jogo;
i) propõe membros para a lista de instrutores de árbitros, observadores e Painel de Convenção de Árbitros.
Para levar a cabo o seu programa de desenvolvimento, o Comitê de Arbitragem é composto pelos quatro sub-comitês seguintes:
a) Sub-comitê para a Nomeação de Árbitros;
b) Sub-comitê para Instrução e Educação (com especialistas para árbitros de futebol masculino, feminino, futsal e árbitros-assistentes);
c) Sub-comitê para Mentores de Árbitros e Talentos;
d) Sub-comitê para Observadores de Árbitros.
O Comitê de Arbitragem estabelece um grupo de trabalho composto por especialistas técnicos (treinadores de futebol e/ou antigos jogadores), de modo a aconselhar o Comitê de Arbitragem na aplicação das Leis de Jogo.
O Comitê de Arbitragem é apoiado no seu trabalho pelos Instrutores de Árbitros, os Observadores de Árbitros, o Painel de Convenção de Árbitros e o Painel Consultivo de Árbitros.
Fonte: Uefa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário