segunda-feira, 27 de junho de 2011

Raio-X da arbitragem


Foto: Federação Paraense de Futebol 
Os vários cursos de aprimoramento ministrados pela CA/CBF, nos últimos cinco anos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), começam a apresentar resultados. E eles são positivos não só a CA/CBF, que se vê recompensada do seu empreendedorismo, mas sobretudo à confraria do apito nacional. Digo isso, porque ao final da sexta rodada do Brasileirão/11, Série A, não há nenhum equívoco de maior monta que tenha proporcionado prejuízos técnicos ou disciplinares às equipes que disputam o maior campeonato de futebol do planeta.

Antonio Carvalho Schneider (CBF-1), realizou uma belíssima arbitragem no Atlético/PR 0 x 2 Bahia. Jogo dificílimo, que exigiu muita psicologia da arbitragem nas tomadas de decisões. Heber Roberto Lopes (Fifa/PR), Wilson Seneme (Fifa/SP), Fabricio Neves Correa (RS), Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ), Jailson Macedo de Freitas (CBF-1), apitou com muita personalidade, Botafogo/RJ 2 x 1 Grêmio/RS, Luiz Flavio de Oliveira (Asp/Fifa) e Rodrigo Braghetto (CBF-1),desenvolveram trabalho similar. Na Série B, o nível qualitativo das arbitragens das partidas que vi pela TV , com algumas exceções também é muito bom. Destaque para Anderson Daronco (RS), Dewson Fernando Freitas (foto-PA), Guilherme Ceretta de Lima (SP), Jean Pierre de Lima (RS) e Vinicius Furlan (SP).
 PS: a sugestão de implementar um sistema de avaliação mista nas partidas apitadas pelos árbitros em Portugal, na temporada 2011/2012, em caráter experimental, ou seja, além do Observador de Árbitros serão acopladas imagens da TV, deve ser vista como um avanço e vai melhorar substancialmente o desempenho do árbitro nas tomadas de decisões no campo de jogo e, por extensão, evitar possíveis injustiças dos clubes contra os apitadores. Uma ótima sugestão que deveria ser acatada pela CA/CBF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário