sábado, 25 de junho de 2011

Blatter: "Será um torneio incrível"

Blatter: "Será um torneio incrível"
Getty Images
Faltando um dia para a partida de abertura da Copa do Mundo Feminina da FIFA Alemanha 2011 entre a anfitriã e o Canadá, a FIFA e o Comitê Organizador Local (COL) organizaram uma conferência de imprensa.
Na ocasião, foram ouvidos o presidente da FIFA, Joseph S. Blatter, a presidente do COL, Steffi Jones, a diretora de futebol feminino da FIFA, Tatjana Haenni, o presidente do Comitê de Futebol Feminino e da Copa do Mundo Feminina da FIFA, Worawi Makudi, e o membro do Comitê Executivo da FIFA, Michel D’ Hooghe. O FIFA.com resume as questões mais importantes abordadas nas entrevistas.
Joseph S. Blatter, presidente da FIFA
"Eu gostaria de agradecer de coração pelo interesse que vocês estão atraindo para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2011. A importância do evento será maior pelo fato de o jogo de abertura ser realizado no Estádio Olímpico de Berlim completamente lotado — assim como na final da Copa do Mundo da FIFA 2006. Estou contente por estar aqui e por ter a honra de poder dar início ao Mundial Feminino amanhã ao lado do presidente da Federação Alemã de Futebol, Christian Wulff, e de Steffi Jones."

Sobre a Alemanha como sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA
"A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2011 será um marco na evolução do futebol feminino. Por quê? Porque o Mundial acontecerá na Alemanha, um país no centro do futebol europeu masculino. Será um torneio excepcional. É bom para o futebol feminino do mundo todo que as mulheres possam estar no centro do palco em uma nação onde o futebol dos homens tem uma importância tão grande. Estou convencido de que veremos um futebol de alto nível e um ótimo rendimento das árbitras."

Sobre o potencial do futebol feminino
"O potencial do futebol feminino está nas jovens. Precisamos começar a trazer as meninas ainda pequenas para o futebol, assim como acontece com os garotos, na idade de quatro, cinco ou seis anos. As garotas também conseguem. Sou proveniente do pequeno cantão de Wallis e lá já existem escolinhas de futebol para essas idades. Além disso, temos de criar mais ligas nacionais para que as mulheres tenham as mesmas condições dos homens. Muitas das nossas 208 federações já têm seleções femininas, inclusive sub-17 e sub-20, mas ainda não têm um campeonato nacional. Precisamos nos concentrar nisso."

Sobre o valor dos prêmios em dinheiro no futebol feminino
"Eu próprio fico surpreso de que o valor não seja mais alto. Vou abordar essa questão com a comissão de finanças. A situação parece positiva."

Sobre o número de jogos da Alemanha 2011 que Blatter acompanhará ao vivo
"Estarei presente na partida de abertura, nas semifinais e na final. Infelizmente, não poderei acompanhar mais jogos ao vivo. Se observarmos o calendário do futebol, veremos que há vários torneios acontecendo ao mesmo tempo. Em julho, participarei de uma reunião do COI (Comitê Olímpico Internacional) em Durban. Além disso, está sendo realizada atualmente a Copa do Mundo Sub-17 da FIFA no México e em algumas semanas começará a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA na Colômbia."

Steffi Jones, presidente do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo Feminina da Fifa 2011
"A euforia pela Copa do Mundo Feminina da FIFA é muito grande. Estou arrepiada, porque amanhã finalmente será dado o pontapé inicial. Todos estão concentrados na Copa do Mundo, que se iniciará amanhã com a partida entre Nigéria e França. O estádio estará praticamente lotado. Há apenas 200 ou 300 ingressos que não foram vendidos. Isso mostra que o Mundial Feminino realmente chegou ao país inteiro. No total, 720 mil ingressos foram vendidos. E venderemos ainda mais."

Sobre a partida de abertura no domingo
"O palco está montado. Já pude ver como será parte da festa de abertura e preciso dizer que a emoção é grande e estou feliz pelo fato de o torneio se iniciar amanhã. E o tempo também está contribuindo."

Sobre o aspecto técnico
"Estamos na expectativa para ver como será o aspecto técnico, para ver os dribles e para saber qual jogadora será a craque do Mundial ou do seu respectivo país. Na condição de anfitriã neutra, posso dizer: que vença o melhor!"

Sobre a colaboração com a Fifa
"Agradeço à Fifa e ao seu presidente. Foi um excelente trabalho em conjunto. Tive todo o apoio desde o primeiro dia. E a turnê de boas-vindas nos deu a oportunidade de contribuir um pouco para o desenvolvimento do futebol feminino."


Fonte: Fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário