segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nota do Secretário Geral da Fifa

O Secretário Geral da Fifa, Jérôme Valcke, reagiu nesta segunda-feira, 30 de maio, às declarações feitas na noite de ontem por Mohamed bin Hammam e Jack A. Warner.

Sobre a declaração de Mohamed bin Hammam:
"É completamente incorreto — e muito decepcionante — dizer que tenho influência sobre o Comitê de Ética da Fifa e os seus processos. Nunca estive em nenhuma reunião deste comitê e a primeira vez que encontrei o vice-presidente Petrus Damaseb foi pouco antes da coletiva de imprensa da noite de ontem na sede da Fifa. Respeito e admiro a independência deste comitê e não tenho nenhuma intenção de influenciar o seu trabalho. Conforme está claramente escrito no Código de Ética da Fifa, tenho o dever de informar o Comitê de Ética sobre quaisquer evidências de violação de conduta a mim relatadas por dirigentes."
Sobre a declaração de Jack A. Warner:
"O senhor Warner publicou um e-mail que enviei a ele. Gostaria de esclarecer que posso usar em um e-mail, que é um modo de comunicação 'mais leve' por natureza, um tom bem menos formal do que em qualquer outra forma de correspondência. Dito isto, quando me refiro à Copa do Mundo da Fifa 2022 naquele e-mail, quis dizer que a candidatura vencedora usou a sua força financeira para angariar apoio. O país possuía um orçamento bastante significativo e o utilizou para promover intensamente a sua candidatura no mundo todo de maneira muito eficaz. Em momento algum fiz e nem tive a intenção de fazer qualquer referência a compra de votos ou comportamentos antiéticos semelhantes. Também gostaria de esclarecer que não existe, conforme eu disse ontem, nenhuma investigação aberta na Fifa relacionada à eleição da sede do Mundial de 2022."
Em geral:
"Neste momento de desafios para a Fifa, o meu compromisso e a minha dedicação ao órgão que rege o futebol mundial são maiores do que nunca. Isso implica procurar maneiras de melhorar a governança da FIFA e de dotar a organização das ferramentas e procedimentos que a ajudarão a enfrentar os desafios que possam surgir. A Fifa é uma ótima entidade; organiza o evento esportivo mais popular do planeta — a Copa do Mundo —, desenvolve o futebol ao redor do globo e usa o poder do esporte para produzir mudanças sociais positivas. Esta é a Fifa."


Fonte: Fifa

Nenhum comentário:

Postar um comentário