segunda-feira, 23 de maio de 2011

Nogueira, nota 10 na arrancada!


Na medida em que uma pessoa está preparada para determinada função, ela demonstra sua capacidade antecipando-se aos problemas inerentes à essa função, já que foi treinada para equacioná-las. Na arbitragem, assim que a bola é tocada ela (entra em jogo), e aí começam a surgir os problemas e os conflitos de diferentes talhes, e é a partir desses acontecimentos que entra em cena o responsável pela interpretação e aplicação das Regras do Jogo de Futebol, o árbitro.

Nielson Nogueira Dias (Asp-Fifa/PE), o árbitro de Grêmio/RS 1 x 2 Corinthians/SP, no Olímpico, em Porto Alegre, personificou com muita propriedade o intróito acima. Digo isso, porque o indigitado apito desde que a bola entrou em jogo, acompanhou e se antecipou as diferentes situações que foram surgindo no transcorrer da partida, e isso beneficiou sobremaneira suas tomadas de decisões, inclusive nos lances de penalidade máxima que foram assinaladas com exatidão. Foi a melhor arbitragem da primeira rodada do Brasileirão 2011. Destaque-se mais uma vez as boas performances de Cléber W. Abade, Heber Roberto Lopes e Márcio Chagas da Silva.

PS: Me perguntam, o porquê da arbitragem do Paraná não ter sido prestigiada na abertura do Brasileirão nas Séries A e B. Discordo, Heber Roberto Lopes foi escalado e saiu-se muito bem no clássico Fluminense/RJ x São Paulo/SP. Já Evandro Rogério Romam, é um bom árbitro e aguarda nova oportunidade para realizar teste físico, porque reprovou em recente teste no Rio de Janeiro. Quanto aos demais árbitros em número de (6) da entidade paranaense, que, compõe o quadro da CBF, as possibilidades de serem designados para sorteio na Séria (A), são mínimas já que falta qualidade e isso tenho afirmado peremptóriamente aqui neste espaço. Além disso, a Comissão de Árbitros da CBF é formada por pessoas notáveis, possuidoras de olhar aguçado e é óbvio que não vão chancelar num sorteio, árbitros meia-boca num campeonato de tamanha magnitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário