terça-feira, 31 de maio de 2011

Especialistas em relvados elucidam federações

A conservação dos gramados e a manutenção de pisos artificiais foram os temas principais de um "workshop" da Uefa que contou com a participação de vários especialistas.
Especialistas em relvados elucidam federações
Os delegados presentes no "workshop" KISS da Uefa sobre conservação de relvados ©uefa.com 1998-2011. All rights reserved.

Fonte: Uefa.com

O Projecto de Partilha de Conhecimentos da Uefa (KISS) voltou a mostrar toda a sua importância com um "workshop" sobre manutenção de relvados, que decorreu na sede da entidade

Os representantes das federações membro da Uefa juntaram-se a especialistas em relvados naturais e em pisos artificiais para dois dias de discussões sobre a história, situação actual e perspectivas futuras para os campos de futebol, dedicadas as pessoas responsáveis pela sua manutenção. Este "workshop" sintetiza bem o objectivo que a Uefa definiu para o projecto KISS, unir a família do futebol numa rede de partilha de conhecimentos, com desenvolvimento de uma inteligência colectiva e da promoção das melhores práticas.
O "workshop" foi organizado em resposta a um pedido das federações da Uefa, devido aos desafios que enfrentam. A crescente popularidade do futebol e o facto de ser jogado ao longo de todo ano obriga a manter as superfícies de jogo permanentemente em boas condições de utilização.
As Leis do Jogo obrigam que os jogos sejam disputados em relvados naturais ou artificiais, de acordo com as regras das provas. Quando forem utilizados pisos artificiais, nos jogos entre equipas representantes de federações filiadas na Fifa ou nas competições internacionais de clubes, os pisos devem respeitar os requisitos do Conceito de Qualidade de Relvados de Futebol da Fifa ou no Nível de Relvados Artificiais Internacionais.
O "workshop" permitiu abordar uma gama alargada de matérias tanto nos debates em plenário, como nas sessões práticas que decorreram ao ar livre. Esta foi uma oportunidade para a Uefa utilizar as excelentes instalações do Estádio Colovray, situado em frente à Casa do Futebol Europeu, em Nyon, que possui vários campos de futebol, dois deles artificiais.
Colovray foi palco de uma demonstração prática em relva natural, que serviu para dar atenção, entre outras coisas, a matérias com a renovação das superfícies com recurso às mais recentes técnicas e equipamentos, corte e tratamento da relva e manuseamento dos postes das balizas. Foi organizada uma segunda demonstração dedicada aos pisos artificiais, onde se falou da forma de usar as ferramentas para tratar deste tipo de campos e a manutenção dos equipamentos necessários para manter campos de relva artificial em bom estado.
O "workshop" contou com uma série de apresentações interessantes, com destaque para as que deram atenção às dificuldades encontradas pelos tratadores de relvados do Norte e do Sul da Europa. No norte têm de fazer face aos efeitos adversos do clima de Inverno, enquanto no Sul o clima é mais solarengo. Também foram transmitidos alguns conselhos sobre a melhor forma de lidar com os efeitos de actividades extra-futebol, como concertos musicais nos estádios, e outros temas importantes, como os campos e o ar, drenagem, cuidados com os relvados antes e depois dos jogos e no final da época, para além da nutrição e produtos adequados para garantir que o piso se mantém em boas condições.
A Fifa, organismo responsável pelo futebol mundial, apresentou o último trabalho sobre relvados naturais e artificiais, e destacou o Conceito de Qualidade de Relvados de Futebol da Fifa, que foi publicado pela primeira vez em 2001. Os delegados foram informados que a Fifa está envolvida em processos de consultas permanentes com organismos responsáveis pelo desporto, jogadores, federações nacionais, organismos de investigação, fabricantes e institutos de pesquisa. O objectivo é estabelecer critérios comuns para a produção de campos de jogo de alta qualidade para que seja possível aumentar a participação e a satisfação dos jogadores.
PS: Este tipo de encontro deveria existir também no Brasil.  Digo isso, porque lamentavelmente quem se ater a observar  pela TV as condições dos gramados do futebol brasileiro (ou relvados com pronunciam os portugueses), irá notar que mesmo no Brasileirão alguns gramados já começam a apresentar sinais de deterioração  (Engenhão e Pacaembu) -  e mostra que não houve  preocupação dos responsáveis por esse setor para a chegada da mudança da estação que se avizinha, no caso o inverno. Com um detalhe de que o inverno europeu é muito mais acentuado que o nosso, no entanto, lá é  realizado Workshop com especialistas sobre o assunto, objetivando manter as boas condições do gramado. Um intercâmbio com a Uefa seria proveitoso às cidades sedes da Copa do Mundo que será realizada no Brasil, já que estamos muito próximo da Copa das Confederações (2013) e, sobretudo, para iniciar um trabalho de excelência  nos relvados brasileiros com vistas  ao  mundial de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário