segunda-feira, 23 de maio de 2011

Blatter anuncia auxílio em dose dupla


O presidente da FIFA, Joseph S. Blatter, deu boas notícias em dose dupla ao Japão. Ele anunciou um programa de medidas de apoio ao país e confirmou que a Copa do Mundo de Clubes da Fifa deste ano será realizada conforme o cronograma em Tóquio.
Blatter fez os anúncios após reuniões com o primeiro-ministro do país asiático, Naoto Kan, o ministro dos Esportes, Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Yoshiaki Takaki, e o presidente da Federação Japonesa de Futebol, Junji Ogura. Ao expressar "a compaixão da família do futebol por todas as vítimas do tsunami e por todo o povo do Japão" e elogiar a coragem e a dignidade mostrada pelos nipônicos, o mandatário da Fifa demonstrou confiança de que o país organizará um evento fantástico por ocasião do retorno do Mundial de Clubes em dezembro.
Destacando que importantes torneios de vôlei e ginástica já foram confirmados para o Japão, Blatter ressaltou a necessidade de o mundo do esporte continuar solidário ao país. No caso da Fifa, a solidariedade se estende a diversas atividades que ajudarão a recuperar a infraestrutura de prática de futebol em uma nação bastante prejudicada pelo terremoto e tsunami do dia 11 de março.
Mais detalhes sobre as medidas serão divulgados após a reunião do Comitê Financeiro da Fifa na próxima quinta-feira. Mesmo assim, Blatter já confirmou que três projetos do programa Goal (cada um no valor de US$ 500 mil) ajudarão a reconstruir o centro médico e a escolinha da J-League.
A Fifa também decidiu apoiar a iniciativa do brasileiro Cafu, que organizará uma partida beneficente para ajudar as vítimas do desastre. A parceira adidas é outra que está fazendo a sua parte com uma grande doação de equipamentos aos jovens jogadores japoneses.
"Estou muito contente por podermos voltar e organizar a Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2011 no Japão", afirmou Blatter. "Mais do que isso, estou contente porque contribuiremos com a reconstrução do centro médico e da escolinha da J-League na área afetada pelo desastre e também porque, juntamente com a nossa parceira adidas, forneceremos milhares de equipamentos a crianças japonesas. O futebol traz esperança e emoção, e esperamos que o esporte ajude a levar de volta um sorriso aos rostos dessas crianças."
A demonstração de confiança e apoio foi muito apreciada pelo primeiro-ministro, que falou em nome de toda uma nação. "Quero expressar a minha sincera gratidão pela generosidade mostrada pela Fifa em prol do Japão neste momento difícil", declarou Kan. "Somos gratos pela decisão da Fifa de trazer a Copa do Mundo de Clubes ao Japão, especialmente por causa do que ela significa para as crianças, e vamos garantir que todas as preparações sejam realizadas. Quero agradecer ao presidente da Fifa a oportunidade de as crianças voltarem a sorrir por meio do futebol."
O ministro Takaki também expressou gratidão pela solidariedade da FIFA ao Japão em um momento de necessidade. Ele prometeu que o país fará todo o possível para sediar uma Copa do Mundo de Clubes da Fifa do mais alto nível e entregou a Blatter uma carta oficial com diversas garantias sobre o evento marcado para dezembro.
A Copa do Mundo de Clubes da Fifa, cuja edição mais recente foi disputada em Abu Dhabi em dezembro do ano passado, já foi jogada no Japão em quatro ocasiões e vai ser realizada no país pela primeira vez desde 2008.
Fonte: Fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário