terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

É o fim da picada!

Na 10ª rodada do Campeonato Paranaense, na divisão de elite, consumou-se uma verdade que está propiciando críticas exasperadas em todo o país, pelas imagens exibidas pela TV das condições do gramado do estádio José Chiapin, na cidade de Arapongas/PR, onde ocorreu a partida Arapongas x Paraná Clube, no último domingo.
Nenhuma preocupação existe para se fazer comentários do resultado da nominada peleja. Mas, permitir a prática de um jogo de futebol, que focado a distância ou à proximidade, só se enxergava areia, tem como significado o fato que estamos num tempo de futebol no Paraná, em que se amarrava cachorro com linguiça, num tempo angustiante e que coloca em risco as condições físicas e técnicas, principalmente dos atletas, como ainda em tempo de pânico a torcida é sobretudo a mídia.
A Fifa descortina na sua legislação normas claras quanto às condições de jogo em face do estado de uso do gramado. Esse imbróglio na verdade envolve a figura do árbitro da partida que, de acordo com a Fifa, é a autoridade máxima no campo de jogo para interpretar e aplicar as regras. E no caso em tela, ao constatar a flagrante irregularidade, não permitir que a peleja seja realizada em razão das instalações e condições do campo apresentar-se em descompasso com as regras da Fifa.

Num outro ângulo de estima, é preciso destacar num plano elevado o equívoco da Comissão de Vistoria da Federação Paranaense de Futebol, que autorizou a realização da partida naquele tipo de "gramado", já que na 5ª rodada do mesmo campeonato, jogaram Arapongas x Coritiba em condições idênticas. Ressalte-se de que todo erro pode ser revogado com a determinação presidencial (FPF), de interdição do local.
Na verdade não se sabe a quem, de forma específica, pode ser atribuído esse erro. Porém, para nós, o principal responsável é o árbitro, para se voltar à filosofia de que continua ele sendo um "joguete" dos cartolas, pois acima de tudo o seu interesse está mais voltado à pecúnia do que a exigência obrigatória do cumprimento da regra. Estamos poupando em partes a FPF e sua Comissão de Vistoria, pois o nosso canal crítico tem foco refletido no homem de preto.

E, por derradeiro, a direção do Arapongas tem o seu débito nesse episódio, porque de forma alguma, poderia manter um gramado, o qual não serviria nem mesmo para recepcionar partidas do maior campeonato de futebol de pelada do Brasil, o Peladão de Nelson Comel em Curitiba.
Espero que essa crítica possa abrir os olhos dos árbitros para que lutem pela sua
independência profissional e com isso não se submetam a situações vexatórias como a de Arapongas x Paraná, observada em todo o Brasil. O desafio está lançado. É o fim da picada! Pobre futebol paranaense!

PS: O que diz a Fifa a respeito do articulado acima: No livro Regras do Jogo de Futebol da Fifa, no que concerne a Regra (1), o Campo de Jogo, está escrito que as partidas de futebol serão jogadas em superfícies naturais ou artificiais, de acordo com o regulamento da competição. A cor das superfícies artificiais deverá ser verde. Nunca é demais lembrar que as cores dos gramados naturais também devem ser verdes.
Valdir Bicudo - bicudoapito@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário