sábado, 20 de novembro de 2010

Prevenção às lesões nos árbitros de futebol


Cléber Abade sofreu lesão na panturilha em jogo da Série B do Brasileiro.

Atualmente o futebol tem se tornado um esporte mais exigente em relação à capacidade física, aumentando assim o número de lesões no decorrer dos anos.
Inicialmente, essa preocupação estava relacionada exclusivamente ao jogador de futebol e atualmente os árbitros mostram que, para exercer com excelência a arbitragem, é necessário um condicionamento e treinamento de alto nível, estando assim, suscetível às mesmas lesões que todo atleta tem.
Esse cenário tem levado ao afastamento dos árbitros de partidas, testes e competições importantes, que são muitas vezes decisivas para o crescimento e realização profissional. Isso nos leva a refletir sobre a profissionalização dos árbitros, dando a eles condições para que possam melhorar e se prevenir contra os desfechos indesejáveis.
Sabe-se que, hoje, a fisioterapia exerce um papel fundamental na medicina desportiva, tanto para o tratamento quanto para prevenção de lesões. Tema esse, fonte de inúmeros estudos na área desportiva. A fisioterapia tem se preocupado em atuar na prevenção das lesões na prática esportiva para homens e mulheres, devido há fatores importantes como, por exemplo, custo de tratamento e tempo de afastamento. Esses fatores para arbitragem são de suma importância para que não ocorra a perda da qualidade.
As lesões mais comuns nos árbitros normalmente são: lesões ligamentares do joelho e tornozelo (entorses), tendinopatias (tendinites), lesões musculares e lesão por estresse.
Uma das formas mais adequadas para se prevenir essas lesões é o treinamento sensório motor, que está relacionado à propriocepção específica para cada situação. O termo propriocepção foi originalmente definido por Sherrington em 1906 como “percepção da articulação e dos movimentos do corpo tão bem quanto à posição ou segmento do corpo no espaço”, para que o organismo conheça de forma involuntária, gerando uma adaptação de como se deve comportar em relação às diversas situações que oferecem risco de lesões durante a partida.
Inúmeros programas de prevenção têm sido desenvolvidos para modificar tanto as características neuromusculares quanto biomecânicas, na tentativa de reduzir as lesões. Tipicamente, esses programas incorporam uma combinação de exercícios de equilíbrio, pliometria (saltos controlados), agilidade, resistência e componentes de flexibilidade. Todos realizados em circuitos de treinamento especificamente desenvolvidos por um fisioterapeuta que estuda qual o mecanismo de lesão mais comum para os árbitros.
Esses treinamentos são realizados periodicamente durante todo o processo de pré-temporada e com manutenção dos ganhos durante os períodos de jogos.
Doutor Carlos Eduardo Pinfildi
Professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Santos
http://www.pinfildi.com.br - Refnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário