sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Simon, garantia de tranqüilidade no comando do Gre-Nal

No domingo, 24, o gaúcho Carlos Eugênio Simon apitará no estádio Olímpico, em Porto Alegre, seu 19º Gre-Nal. Aos 45 anos, este será o último clássico do experiente árbitro pertencente ao quadro da Fifa desde 1997. Para coroar a carreira brilhante que inclui três Copas do Mundo (2002, 2006 e 2010) Simon foi sorteado no início da semana para comandar o confronto mais importante de seu estado, o Rio Grande do Sul.



No entanto, alguns dirigentes do Grêmio protestaram contra a escala. Foram citados erros que teriam sido cometidos pelo árbitro contra o time gremista. O Internacional também manifestou-se contrário devido a pressão existente sobre Simon, o que poderia gerar intranqüilidade nele. Ambos esquecem a trajetória de Carlos Eugênio Simon na arbitragem mundial.



Não custa relembrar a presença em três Copas do Mundo, final do Mundial Interclubes da Fifa, eliminatórias, Libertadores da América além de diversas finais do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. O que certamente qualifica o gaúcho ao jogo de domingo.



“Para mim é indiferente, já apitei diversos Gre-Nais na minha carreira. Teve um jornal que fez um levantamento desses jogos e citava dois lances da minha arbitragem, um gol e um recuo de bola. E eu assumi, foi um equívoco. Não estou preocupado com fulano, beltrano, já apito há 20 anos, já peguei dirigentes competentes, outros nem tanto, eu estou tranqüilo”, disse Simon em entrevista a RBS do Rio Grande do Sul.



Caso os dirigentes de Grêmio e Internacional digam que o passado do árbitro não entra em campo, a fase atual o credencia a comandar o clássico gaúcho. Na última terça-feira apitou Figueirense x Bahia, em Florianópolis. Elogiado pelas duas equipes, acertou todos os lances cruciais como o gol bem anulado da equipe baiana no segundo tempo.



As reclamações não se justificam por tudo o que foi apresentado. Se ainda restarem dúvidas, há outra boa notícia a quem deve apenas jogar bola: Simon não estará sozinho no clássico. Fazem companhia ao árbitro, os assistentes Altemir Hausmann e Roberto Braatz. Este trio representou o Brasil na Copa do Mundo de 2010, onde atuou em duas partidas. Garantia de excelência no comando do Gre-Nal.


“Está sendo um ano extraordinário para mim, estou bem fisicamente, apitando jogos, graças a Deus tive sorte na copa, neste ano também. Estou preparado e bem auxiliado, é trio de Copa no maior clássico brasileiro. Sei da minha competência e responsabilidade, acho que o respeito será recíproco”, finalizou Simon ao falar da partida na RBS.

PS: O que você internauta, acabou de ler, é a nota da (Anaf) Associação Nacional de Árbitros de Futebol, expedida nesta tarde, em apoio ao melhor árbitro do País na atualidade, Carlos Eugênio Simon e seus assistentes Altemir Hausmann e Roberto Braatz. É desta forma que deve proceder uma entidade de classe, participando, contribuindo, defendendo e representando seus filiados, no caso os árbitros do futebol brasileiro, a razão de ser da Anaf. Daqui à distância meus cumprimentos à toda a diretoria da Associação Nacional de Árbitros de Futebol presidida pelo senhor Marco Antonio Martins.
Valdir Bicudo-bicudoapito@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário