sexta-feira, 22 de outubro de 2010

"Para apitar o melhor clássico, o melhor árbitro"

Maioria da imprensa esportiva gaúcha aprova a escalação de Simon para o Gre-Nal.


Independente do resultado, o Gre-Nal 383 já entrou para a história do futebol brasileiro como o último a ser apitado por Carlos Simon com o escudo da FIFA. Simon está em processo de despedida do futebol. Apitou sua terceira Copa, superando todos os outros árbitros do país. Ninguém trabalhou tanto nos torneios da FIFA. A indicação para comandar o apito no Gre-Nal do próximo final de semana, dia 24, gerou celeuma na comunidade futebolística gaúcha. Os dirigentes do Grêmio não gostaram. Já a direção do Inter destacou que " Simon é um grande árbitro", mas ponderou que, para evitar polêmica, o ideal seria que fosse escalado um árbitro de fora do estado.


Aos 45 anos, 27 de apito e com 19 Gre-Nais no currículo, foi com tranqüilidade que Simon recebeu a notícia da escalação. " Encaro com naturalidade. Estou suficientemente calejado. Não temo pressões, não dou bola para isso. Estou em uma fase da minha vida em que vou lá e apito" , declarou. " Sei da minha competência e responsabilidade. Estou em um ano extraordinário, tanto fisicamente como tecnicamente, e estarei bem auxiliado. Será um trio de Copa do Mundo no maior clássico do futebol brasileiro", ponderou Simon referindo-se a Altemir Hausmann e Roberto Braatz

A opinião da imprensa esportiva Entre os jornalistas esportivos, a maioria considerou positiva a escolha de Simon. " Para apitar o melhor clássico, o melhor árbitro" , vaticinou Luiz Carlos Rech da Rádio Guaíba. O colunista Hiltor Mombach, do Correio do Povo, ressaltou que foi uma escolha oportuna, e explicou: " quando se trata de arbitragem escolha oportuna é a escolha do melhor. Ou de um dos melhores. Portanto, a indicação de Simon trata-se de uma escolha oportuna" , escreveu Hiltor.

Wianey Carlet, do Grupo RBS, registrou seu entusiasmo no blog que mantém no portal Clic RBS: " parabéns, Simon. E muito obrigado pelo que você representou e representará, até dezembro, para o futebol brasileiro. Será que é tão difícil aplaudir um desportista com a biografia de Simon?", indagou Wianey.

Até mesmo o narrador e comentarista Pedro Ernesto Denardim, que não morre de amores por Simon, como ele próprio reconheceu, considerou acertada a escolha. "ele não teve uma falha na Copa do Mundo e está fazendo um campeonato brasileiro irrepreensível" , testemunhou Pedro Ernesto.

Luiz Zini Pires, no seu blog no Clic RBS, também foi enfático: " Simon tem tudo para fazer uma grande exibição no clássico. Não vejo outro em condições de fazer um trabalho melhor. Depois de um Mundial (imagina três!) um árbitro apita qualquer jogo, Ele não escolhe mais. É o jogo que o escolhe" .

O ex-árbitro Renato Marsigilia, salientou a respeitabilidade e a experiência granjeadas por Simon no decorrer da sua trajetória profissional. " Ele está muito bem. Tem condições de fazer uma boa arbitragem" , declarou o comentarista da Sport TV à Rádio Gaúcha.

Vinicius Sinotti e Ernani Campelo, profissionais da Rádio Guaíba, também manifestaram aprovação à presença de Simon no Gre-Nal. "Foi uma justa homenagem", registrou Campelo.

Além das fronteiras do Rio Grande do Sul, o paranaense Valdir Bicudo, comentarista dos sites Justiça Desportivo e Paraná Online, não poupou elogios, ao fazer a comparação: " Simon foi o Rei do apito e Pelé o Rei do futebol, cada qual desempenhando uma arte: Pelé com a bola e Simon, com o apito. Correta é a posição da CBF ao homenagear esses gênios do futebol nacional e internacional e que serão, daqui para um futuro muito distante, sempre presentes à frente do desportista brasileiro",
concluiu Bicudo.

Fontes: Assessoria de Imprensa do SAFERGS com informações do Blog do Mário
Marcos, Clic RBS, Correio do Povo, Final Sports, Globoesporte.com, Rádio Gaúcha e
Rádio Guaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário