quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O modelo está esgotado

Instituto dos Árbitros poderá minimizar graves problemas com a arbitragem no Brasil
Valdir Bicudo - Justiça Desportiva - www.justicadesportiva.uol.com.br



Os campeonatos começam, terminam e algumas questões permanecem em discussão, como os equívocos de arbitragens. Critérios díspares na marcação de faltas e na aplicação de cartões amarelos, expulsões errôneas, gols mal anulados, impedimentos inexistentes, erros que prejudicam uma ou mais equipes e modificam posições a cada rodada. Por que tudo isso está acontecendo? Porque o molde didático, teórico, prático e físico utilizado na formação dos árbitros, principalmente na última década é arcaico.
Além do exposto, os cursos realizados pelo país afora pelas federações estaduais não contêm um psicólogo como determina a Fifa, que acompanhe a trajetória dos formandos, que através de palestras em grupo com exercícios práticos e com material voltado para a concentração e motivação, possam crescer na carreira. E, após a formatura do árbitro, não há um acompanhamento dessas entidades, objetivando dotar o futuro apitador de uma preparação através de instrutores com notório conhecimento sobre as Regras do Jogo que os instrua sobre as vicissitudes que atingem o futebol constantemente.
Em entrevista destemida e inteligentíssima a este site, o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, vitimado por uma série de erros da confraria do apito, afirmou: “Acho que a preparação do árbitro tem que ser profissionalizada. Eu não vejo hoje, com a dinâmica e com o avanço tecnológico do futebol e da preparação dos jogadores, isso no quadro de arbitragem”.
Diante de tudo o que tem acontecido de ruim e se falou da arbitragem brasileira nos últimos anos é chegada a hora da CBF, através do seu mandatário-mor Ricardo Teixeira, implementar um paradigma de alta propulsão na formação do árbitro de futebol em todo o Brasil, com vistas à Copa do Mundo de 2014, com instrutores e observadores de arbitragem de alto nível.

PS: A idéia é nossa, lançada há muito tempo, que só a criação do Instituto dos Árbitros poderá minimizar esses graves problemas, pois de modo contrário, mais dias menos dias, estaremos escrevendo outro artigo como este que o leitor acabou de ler. O Instituto dos Árbitros seria uma verdadeira universidade, com professores contratados pela CBF, que nada em dinheiro oriundo de verbas publicitárias, e trará aos torcedores, aos cartolas, e a própria coletividade de atletas profissionais, a intensa alegria de saber-se que temos árbitros didáticos e oriundos de conhecimentos científicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário