terça-feira, 14 de setembro de 2010

Uefa exibirá vídeo com assistentes adicionais


Fonte: Refereetip
Um vídeo publicitário de 30 segundos, que explica a experiência em curso com árbitros assistentes adicionais, vai ser lançado esta semana, coincidindo com o início da fase de grupos da Uefa Champions League e da Uefa Europa League. O vídeo (apenas disponível em inglês) vai ser transmitido nos telões gigantes dos estádios por toda a Europa, e distribuído pelas emissoras televisivas encarregues de difundir os jogos. Nesta experiência, a equipe de arbitragem tradicional, composta por um árbitro principal, dois assistentes e um quarto-árbitro, será completada com mais dois assistentes, que se colocam junto a cada uma das balizas.
A sua tarefa particular é a de assinalarem lances que ocorram na grande área, tais como agarrões ou puxões, e ainda em lances de bola parada. A inclusão de mais assistentes é encarada como uma forma de dissuasão, já que os jogadores sabem que estão permanentemente sendo observados. A equipe de arbitragem no teste realizado comunica-se através de um sistema áudio, que permite ao árbitro principal tomar uma decisão assim que é informado de qualquer irregularidade, e a presença dos assistentes adicionais permite um campo de visão mais avançado da grande área.
O vídeo mostra a equipe de arbitragem em ação e enfatiza uma série de mensagens-chave. A utilização de assistentes adicionais fornece maior visão, maior comunicação e propicia maiores informações aos árbitros, que assim podem tomar decisões de forma mais eficaz. Tal como o chefe do setor de arbitragem da Uefa, Pierluigi Collina (foto), diz no final, "Agora Vemos Mais". O vídeo termina com um valor-chave da Uefa - o respeito - e, neste caso, são os árbitros que merecem o respeito por parte de jogadores, treinadores, restante do "staff" e espectadores.
Depois dea decisão do International Board (IFAB) em Julho, a experiência continua nos jogos da Uefa Champions League e da Uefa Europa League nas temporadas 2010/11 e 2011/12, bem como na SuperTaça Europeia de 2011. Os principais treinadores europeus deram a sua aprovação a esta iniciativa no recente Fórum dos Treinadores de Clubes de Elite da Uefa, que ocorreu em Nyon.
Fonte: Uefa
Valdir Bicudo-bicudoapito@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário