sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Regulamento mais velho do que a mulher russa

A Federação Paranaense de Futebol, depois dos fracassos retumbantes técnicos e financeiros registrados nos dois últimos Campeonatos Paranaenses por dolorosa falha no regulamento, anuncia uma "nova fórmula" como se tivesse descoberto quem nasceu primeiro, o ovo ou galinha. Coisa mais velha do que a mulher russa que tem 130 anos de idade. A grande verdade do futebol paranaense dos tempos atuais é que vive-se no regime da regressão, visto que é visível a carência de quem tenha talento para monitorar as coisas da bola na Casa Gêneris Calvo. A jornada anunciada com tanta vibração, era das preferidas do saudoso e inesquecivel presidente José Milani e que, de outro lado, nenhum dos demais presidentes afora o atual a engajou por nada ter de alegre, muito pelo contrário só tem tristeza. Não seria difícil entender, como assim entendem Portugal, Inglaterra, Espanha, Brasil e outros, que o único campeonato que pode dar certo é o de pontos corridos, visto que este critério não admite equipe tecnicamente pobre e é uma advertência séria aos cartolas que o dirigem, mensagem essa que se faz hoje para os dois clubes de Goiás e especialmente para o Clube Atlético Mineiro, que juntamente com o Prudente parece que estão degolados.
O futebol paranaense é o modelo adequado para que se tenha na medida de sua disputa a dos pontos corridos porque isso, fatalmente, vai levar à consciência dos dirigentes de Maringá, Londrina, Cascavel, Ponta Grossa, e outros que se acautelem e façam as platéias futebolísticas dos seus centros vibrar. De consequencia, a alegria de hoje dos modestos cartolas da FPF está fadada a ser a tristeza de amanhã. Isso é a pura verdade.
PS: Acrescente-se ao baixíssimo nível técnico e financeiro dos dois últimos campeonatos promovidos pela (FPF) - a decadente qualidade da arbitragem paranaense, que pelo sexto ano consecutivo não conseguiu revelar nenhum árbitro de talento. Tanto é verdade, que o futebol do Paraná pela absoluta ausência de um projeto de formação de árbitros, não indicou nenhum árbitro para concorrer ao cargo de Aspirante/Fifa no último dia 29 de junho passado, e no atual Brasileirão, a exemplo dos anos anteriores sobrevive de Evandro Rogério Romam e Héber Roberto Lopes. Os demais apitos aparecem esporadicamente nas Séries B e C.
Fonte: Setor de estatísticas de arbitragem da CBF.
apitodobicudo.blogspot.com
Valdir Bicudo-bicudoapito@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário